Passeando pelas páginas do livro Café com Peixe da jornalista Christina Amorim, me inspirei em dividir esta dica com vocês. A autora detalha sua viagem pela culinária caiçara paulista e carioca e revela o curioso hábito de misturar café, peixe e farinha durante o café da manhã. “Numa viagem a Cabo frio, Rio de Janeiro, observo as coincidências nos relatos dos antigos: o fogão a lenha, o peixe salgado e seco, a garapa adoçando o café, a roça e as casas de farinha” (página 10).
Devido ao difícil acesso ao açúcar refinado, tornou-se tradição adoçar o café com garapa. O uso do melado no lugar da garapa torna a receita um pouco mais sofisticada. Pronto para experimentar? Comente e nos conte o que achou desta receita fácil e deliciosa.
Ingredientes
- 4 xícaras de água
- 2/3 de xícara de pó de café
- ½ xícara de melado
- 1 pedaço de canela em pau
- 3 unidades de aniz estrelado
- ¾ de xícara de conhaque
Modo de Preparo
Adicione todos os ingredientes (exceto o café e o conhaque) numa panela e coloque no fogo baixo.
Quando estiver próximo ao ponto de fervura adicione o pó de café e o conhaque. Tampe e deixe descansar por 5 minutos. Passe pelo coador e sirva em seguida.
Dica: Coloque o café antes da água ferver.
Hummm quase posso sentir o o cheiro! Vou já experimentar!!
Nem fale viu… Ficamos felizes em poder trabalhar com estas receitas. Sempre temos uma guloseima hahahah
Você experimentou? O que achou?
Oi Pat, oibagrda querida. Faca pois e tao simples e pratico. Perdao pela grafia. Nao estou conseguindo acrescentar os acentos.