Normalmente em dezembro, faço uma edição do Mexido para o Natal e ano novo. Anfitriões (ãs) de hoje raramente arcam com toda a ceia. O que é bem divertido, afinal a contribuição de todos os convivas é bem democrática e não sobrecarrega que estiver recebendo para a ceia ou almoço. E o cardápio será quase sempre uma surpresa.
Além de delicioso, esse bolo pode surpreender por seu gostinho imprevisível. Os ares de café e água de laranjeira fazem um casamento perfeito. É um sabor mais adulto, mas aposto que a criançada vai adorar.
Se você for o dono da casa que vai receber os convidados pode montar o bolo e deixá-lo à espera para ser servido. Se for transportar, para ficar mais fácil, leve o recheio para colocar na hora. E pode esperar os elogios!
Ingredientes
- 4 ovos
- 1 xícara de açúcar
- 2 ½ xícaras de óleo de milho
- 3 xícaras de farinha
- 1 colher (sopa) de essência de flor de laranjeira
- 1 colher (sopa) de fermento químico
- 250ml de café preparado com 4 colheres (sopa) de café Forte 3 Corações
- 250gr de açúcar
- 8 gemas de ovo
- 250gr de manteiga em temperatura ambiente
Modo de Preparo
Bata os ovos em uma batedeira. Vá acrescentando o açúcar aos poucos, até esbranquiçar.
Acrescente o óleo.
Coloque a farinha.
Adicione a essência de flor de laranjeira. Por fim, o fermento. Asse em forma untada por aproximadamente 40 minutos a 180 graus.
Coloque o café e o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio, até chegar em ponto de fio. Enquanto isso, bata as 8 gemas na batedeira. Coloque aos poucos a calda na mistura de gemas. É necessário colocar o xarope de café bem devagar, para as gemas não cozinharem.
Num bowl, coloque a manteiga em forma de pomada. Misture aos poucos a as gemas com café, até formar uma pasta. Com o bolo frio, use o creme para rechear e, se sobrar, para fazer a cobertura.
Acredito que houve engano na quantidade de óleo desta receita. 2 1/2 xícaras? Por favor verifiquem, e me perdoem se o engano for meu. Grata Marceli
Olá Marceli!
Realmente houve um erro, desculpe. O certo é 1/2 xícara de óleo.
Obrigada por nos corrigir,
Abraços!