O convite é tentador: que tal viajar pela produção da Costa do Marfim e ainda “dar uma passadinha” pela Índia e Colômbia em apenas uma leitura? Preparei um mapinha especial com informações dos onze maiores produtores de café do mundo. Para explorar cada país, basta clicar em cima dele para ter informações específicas sobre suas plantações.
[kml_flashembed publishmethod=”static” fversion=”8.0.0″ movie=”https://www.mexidodeideias.com.br/wp-content/uploads/2011/03/mapa.swf” width=”550″ height=”400″ targetclass=”flashmovie” scale=”noscale”]
Você precisa ter o flash player instalado.
[/kml_flashembed]
Eles estão espalhados pelo globo e são responsáveis pela maior parte da produção de café. Reunidos, estes países do mapa acima enriquecem o cenário cafeeiro com suas diversidades, culturas, sabores e aromas únicos. Entender suas características e saber em que contexto sociocultural o café está inserido em cada um deles é importante para quem gosta e/ou trabalha neste mercado.
Durante os cursos e treinamentos que dou, muitos me pedem para listar as características e informações específicas dos grandes produtores de café do mundo. Notei que realmente existe uma carência neste sentido. Por isso, comecei, no fim do ano passado, a falar sobre estas regiões. Foquei nos onze países de maior destaque da produção mundial e os listei no mapinha. Contei sobre o crescimento vertiginoso da produção do Vietnã, detalhei as características da Venezuela, Colômbia e México; além de citar mais outros sete países que merecem nossa atenção quando o assunto é café.
Com tudo isso organizado, fica bem mais fácil. Agora é com você!
legal de ver que os produtores mais conhecidos ficam quase todos no hemisfério sul da Terra, ou na linha do equador..