Na língua maia Quiché, o termo UTZ Kaphe significa “bom café”, mas a importância da certificação vai muito além. Com o discurso de consciência e responsabilidade no campo, ela surgiu em 1997 visando garantir sustentabilidade e melhores oportunidades para quem produz, para suas famílias e, também, para o planeta. A proposta do programa permite “melhores colheitas, mais renda e melhores oportunidades ao preservar o ambiente e proteger os recursos naturais da Terra”.
Criada por Nick Bocklandt, produtor da Guatemala, e Ward de Groote, torrefador alemão, o objetivo é capacitar produtores e melhorar condições de trabalho em fazendas. Garantir a sustentabilidade e o bem-estar de trabalhadores também é foco desta certificação.
Para o produtor ter acesso a este selo é importante respeitar alguns pontos defendidos como o uso eficiente de água, terra e fertilizantes. Também é importante adotar práticas conscientes de plantio, segurança e conforto a trabalhadores, pagamentos de acordo com as políticas de cada país, respeito a áreas preservadas, entre outros detalhes.
Como funciona?
A própria UTZ não certifica as propriedades. Este serviço é feito por auditores independentes, que são responsáveis em verificar se as fazendas estão de acordo com as características acima. Se tudo estiver de acordo, eles podem utilizar o selo em seus produtos e entram para a lista de locais certificados pelo projeto.
Quer entender e saber mais sobre esta a certificação? Basta acessar seu site (aqui).
Por: Lucas Tavares
Olá Lucas! Nós do Café Helena já aderimos e amamos a UTZ!!! Parabens pelo seu trabalho!