Muito se engana aquele que pensa que o café é o alimento que tem alta concentração de cafeína. Você imaginaria, por exemplo, que ela pode estar em seu creme facial? Ou em seu prato de comida e até em sua caixinha de remédios? Pois é!
Com as bebidas isso não seria diferente. A substância que estimula também pode se apresentar em diferentes quantidades no que bebemos todos os dias. É isso que mostra o infográfico que preparamos com exclusividade para nossos leitores. Confira!
achei confusa a informação. primeiro fala que o cafe coado tem mais cafeina que um cafe expresso, mas na tabela diz que um expresso tem 77mg para 30ml, e o coado 108mg para 240ml.
por consequência, um cafe expresso de 240ml teria entao 616mg, o expresso continua a ter mais cafeina x ml, nao é nao?
Olá Dodo, tudo bem?
Sua consideração faz sentido, mas depois de consultarmos as nutricionistas que nos ajudaram com esta informação, isso se esclareceu. Por ser hidro solúvel, a cafeína geralmente vai se apresentar em maior quantidade no método de preparo que deixar o pó de café em contato com a água quente por mais tempo. Em sua maioria, é o café coado.
Porém, esta medida pode variar de acordo com a concentração de pó que é utilizado.
Esperamos ter esclarecido.
Na verdade, mesmo de acordo com a imagem acima, se formos comparar de maneira a não confundir a cabeça de muitos (utilizando-se do mesmo volume), o café espresso tem mais cafeína que o coado. Façam as contas!
Faz sentido pq dificilmente vc vai tomar uma caneca de expresso, eles seguiram a lógica da porção usualmente consumida.
Oi Laryssa, obrigado pela visita.
Exatamente, como você comentou, comparamos as quantidades de consumo usual do café espresso (30 ml) com o café coado (240 ml).
Portanto, comparando o volume que normalmente consumimos as duas bebidas, o café coado conta com mais cafeína do que o espresso.
Atenciosamente,
Equipe Mexido de Ideias