Indicado pelo leitor Ricardo Augusto Serapião, esta dica de leitura me intrigou e muito! Não se trata de um livro de história comum com datas, acontecimentos e nomes importantes de um período. Terras proibidas: a saga do café no Vale do Paraíba do Sul, fruto de uma pesquisa que durou 10 anos, é escrito em forma de romance e destaca um personagem influente da região: Francisco José Teixeira Leite, o Barão de Vassouras. Ele construiu um império cafeeiro e um clã poderoso, auxiliando no crescimento das cidades do Vale do Paraíba, mas sua família estava fadada a sofrer com tragédias e mortes. Ele foi um homem que atravessou o século cada vez mais só e isolado até uma época que já não teria mais um lugar para ele.
É neste clima de bastidores da história do café que a professora de pesquisadora Luiza Lobo conta a trajetória de ascensão, apogeu e decadência das grandes fazendas do ciclo do café. Tanto interesse por este lado histórico e tantos anos de dedicação e pesquisa têm uma explicação: “Tudo isso diz respeito a minha família, pois o barão de Vassouras foi meu tetravô e sempre escutei histórias sobre meus familiares”, conta.
Em entrevista ao Mexido de Ideias, ela disse que um segundo livro será escrito para detalhar a história do Barão de Itambé e de Eufrásia Teixeira, também importantes figuras da cafeicultora do Vale do Paraíba.
Imagine conhecer de perto os dilemas e sofrimentos de um barão do café do passado? Nunca li um livro de história do café que tenha esta perspectiva e, agora, estou super curiosa!
Deixe um comentário