Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Ópera no café

A Asociación Gayarre Amigos de La Ópera de Navarra provou que para boa música não há hora nem lugar. Neste caso, a ópera foi no café.

Você gosta de ópera? Pagaria mais de R$ 100,00 para ver um espetáculo desses? Não se acanhe se sua resposta for NÃO. Muitos também não demorariam dizer que não investiriam tempo e dinheiro neste tipo de programa. Alguns alegam que não gostam deste tipo de música e outros dizem que não a compreendem. Será mesmo? Em uma ação bastante criativa a Asociación Gayarre Amigos de La Ópera de Navarra (AGAO) provou que não é bem assim.

A rotina de um café na Espanha foi quebrada com um acorde bem alto, que despertou a plateia. Um funcionário estufa o peito e solta a voz atrás do balcão, um pseudo cliente responde a cantoria do outro lado do salão. Um coro afinado de mais pessoas de forma. Todos surpresos, procuram o responsável pelo som e logo esquecem suas preocupações mundanas. Entregues à música, a ópera começa. Os sorrisos, os olhos atentos e as faces mais leves foram registrados no vídeo abaixo no momento em que a apresentação acontecia.

Fascinante, não? Cantores e cantoras oficiais da Ópera de Navarra colocaram suas roupas do dia a dia e se misturaram entre os clientes do café. É como se fosse um flashmob refinado, dedicado apenas para popularizar a música clássica. De acordo com o gerente da AGAO, Eduardo Solano, o objetivo é provar que todos podem se encantar com a música. “A ópera nasceu do povo e para o povo. É culto, mas ainda é para o povo”, afirma. E não é que ele estava certo?! Uma senhora é entrevistada no vídeo (no momento 06’00”) e diz que esta foi uma boa ideia, “pois normalmente a ópera não me agrada tanto, mas neste ambiente sim”, conta.

Esta não foi a primeira vez que vejo ações como esta, que buscam popularizar a música clássica. Fico emocionada, por exemplo, ao ver a grandeza do maestro orquestrar seus artistas com uma simples caneta na mão. Vestido em seu avental vermelho, encanta os presentes com movimentos suaves e certeiros. Lá, artistas se confundem com a massa e tornam as pessoas comuns parte do espetáculo. O palco, neste caso, é o salão. É a vida real.

5.091 respostas para “Ópera no café”

  1. Ricardo disse:

    O post é um grande conforto neste dia frio e úmido, como um bom café deve ser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *