Numa lavoura de café, o que mais se semeia são sonhos. Estamos falando de sutilezas que passam despercebidas pelo olhar comum. Detalhes que você deve presenciar/vivenciar para notar, mas o que fazer com a grande maioria que não consegue colocar o pé na roça? Bem, isso se perderia não fosse o registro fotográfico de Marcos Piffer.
Nascido e residente na cidade de Santos/SP, o fotógrafo se debruçou no cafezal e registrou a rotina do café em mais de 20 mil imagens. Após 23 viagens pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rondônia e Paraná, o livro COFFEA nasceu. Em suas páginas, seu olhar sensível registra as tais sutilezas de quem faz a cafeicultura acontecer no Brasil. São gestos, sorrisos e silêncios imortalizados pelas suas lentes.
Para quem quer ter um gostinho de seu trabalho, uma amostra está disponível aqui. As fotos, que estão organizadas em três álbuns – Colheita, Benefício e Plantio – são lindas! Para acessar, basta clicar em Ensaios Pessoais, ir no botão Café e pronto! Você não vai se arrepender!
De acordo com a crítica de fotografia Simonetta Persichetti, que também assina um dos textos do livro, o autor “transforma as várias formas de colheita manual em documento histórico e contorna a dura rotina do campo com traços de poesia”.
Deixe um comentário