Quem conhece a língua inglesa já consegue entender um pouco mais sobre a essência desse utensílio apenas pelo nome. O Naked é um porta-filtro criado por Gábor Laczkó, dono da torrefadora húngara Kávékalmár. Graças a um fundo nu (daí o nome Naked), é possível enxergar a beleza da extração de um espresso – desde a primeira gota até a calda cremosa.
O Naked é cortado ao meio, ou seja, sem os bicos de extração que direcionam a bebida até a xícara. Segundo o criador da peça, exatamente por este motivo que ela pode ser considerada “ideal para identificar erros”.
Nós explicamos: Por ser totalmente visível, um barista pode identificar erros na extração. O profissional pode analisar o jeito que o café escorre e ver de que forma a água está se comportando, junto da pressão, ao passar pelos grãos moídos.
Outros detalhes também podem determinar se o espresso está bom ou não, como a cor da mistura na hora da extração, a cremosidade presente ou não no mix e até a velocidade e direção que o café toma ao sair do porta-filtro.
Além de tantas funcionalidades, o Naked agrada os coffee lovers por permitir belas imagens de cada passo da extração do espresso. É possível enxergar isso no vídeo abaixo:
Depois dessa, a vontade de tomar um espresso até aumentou!
Por: Lucas Tavares
Deixe um comentário