Muito além da história do café, o livro The World of Caffeine (O Mundo da Cafeína) faz uma leitura cultural, artística, política e estuda os efeitos sociais das principais bebidas que contêm cafeína. Produtos como chá, cacau, chocolate e alguns refrigerantes (principalmente os de cola) também são abordados de forma fascinante.
Com leitura leve e envolvente, os autores Bennett Alan Weinberg e Bonnie K. Bealer contam como algumas bebidas foram recebidas ou rejeitadas por culturas diferentes ao longo do tempo. Em suas 384 páginas, a narrativa detalha como a cafeína foi recebida ou rejeitada em diferentes culturas e é contextualizada geograficamente.
O que mais intriga é que personagens famosos da História são citados, fazendo um paralelo entre a cafeína e revoluções, conquistas, guerras e mudanças globais. Imperadores chineses, a paixão de Balzac por café, também fala como uma “mini era do gelo” pode ter contribuído no desenvolvimento do cafeeiro e sobre como o grão era usado como dinheiro num passado remoto da China, África, América Central e Egito. É realmente uma viagem no tempo!
Escrito em inglês, ele pode ser comprado aqui.
Para ler mais livros sobre o mundo do café, confira aqui.
Deixe um comentário