Sabe-se que o café solúvel é produto resultante da desidratação do extrato aquoso de café (Coffea arábica e outras espécies do gênero Coffea) torrado e moído. Ele pode se apresentar sob a forma de pó ou grânulos. De acordo com a resolução – CNNPA nº 12, de 1978, da ANVISA – o produto deve respeitar algumas diretrizes para ser comercializado em território nacional. Não são toleradas, por exemplo, quaisquer adições de conservadores ou outros aditivos.
O assunto é tão sério, que existe até uma associação que representa esta categoria específica no mercado cafeeiro. A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel – ABICS –, instituída em 1972, nasceu para defender os interesses das empresas associadas, interagindo com o Estado em todas as suas esferas (municipal, estadual e federal) em busca de definições de políticas que melhor se adequem às necessidades do setor como um todo e da economia do país em geral.
Já contei aqui as possíveis versões da origem do café solúvel na indústria, mas confesso que nem imaginava como ele é feito. De acordo com a ABICS, existem quatro formas de produzi-lo:
SPRAY DRYING
Utiliza altas temperaturas sob alta pressão para concentrar o extrato aquoso (líquido de café bem concentrado), em gotículas minúsculas. Quando em contato com o ar muito quente, perde a umidade transformando-se em pó.
FREEZE DRYING
Ao contrário do processo anterior, utiliza temperaturas muito baixas para concentrar do extrato aquoso previamente congelado. Utiliza-se o modo mais avançado de desidratação, chamado liofilização. O produto reterá seu aroma devido às baixas temperaturas (- 20°C). O processo completo inclui: cristalização, granulação e secagem a frio.
AGLOMERADO
Outro tipo de café solúvel produzido pela indústria brasileira é aglomerado, que é aromatizado pela adição de óleo de café. Ele é seco em torre de secagem, depois é umedecido (não chega a ser dissolvido em água) e, por isso, ele se aglomera em partículas maiores.
EXTRATO LÍQUIDO
É um extrato de café preparado pela remoção de água por cristalização e é obtido através de métodos físicos.
Fiz um breve resumo sobre estes processos que, obviamente, são bem mais complexos. Caso queira se aprofundar mais sobre o assunto, acesse este artigo completo sobre o assunto que a Revista Cafeicultura publicou.
Agora que você é expert em café solúvel, que tal preparar uma receitinha que o leva como ingrediente? Assim, você poderá dar uma aula sobre o produto enquanto surpreende seus convidados com um prato delicioso.
*Algumas informações foram retiradas do site da Revista Cafeicultura.
mais aonde fica a a fabrica de cafe o estado o municio me mande uma resposta o mais rápido possível
Desculpe Mariana, mas não entendi sua pergunta. Você quer saber onde fica a fábrica de café solúvel? Existem tantas! Fiquei confusa com sua pergunta e, por isso, não consigo responder.
Abraços.
Qual e a melhor maneira para conservar o cafe soluvel por mais tempo sem alterar o sabor dele
Olá Elisabete!
Acho que não tem muito segredo. Siga as instruções do rótulo, mantenha a embalagem sempre bem fechada em lugares frescos e secos.
Abraços e ótimos cafés para você!
Prezados Senhores,
Gostaria de conseguir contatos com empresas nacionais de café solúvel, que tenham interesse em comercializar seu produto no mercado Chinês.
Agradeço o retorno,
Irasobreira@uol.om.br
Olá Ira, tudo bem?
Considerando que o blog não tem foco comercial, não temos contatos que possam te ajudar com sua demanda. Nossa sugestão é que você entre em contato com uma empresa de grande porte para tirar suas dúvidas. Você já pensou em falar com o Café 3 Corações?
Segue o contato deles – http://www.cafe3coracoes.com.br/contato/
Abraços e boa sorte!
muito obrigado amei
Sou comprador e consumidor de café solúvel. Ultimamente tem aumentado minhas desconfianças com relação a esse produto: acontece que, pelo fato de ser concentrado, creio que ele deveria ser bem mais forte que o café em pó tradicional, no entanto não parece ser. A desconfiança aumentou quando eu vi, nas farmácias, a venda de comprimidos de cafeína. Aí indaguei: será que estão retirando a cafeína do café para fazer esses comprimidos e deixando o solúvel com só um pouquinho de cafeína ? Claro que temos que observar também, se estamos comprando café "não descafeinado" ou "descafeinado".
Eu mesmo: desculpem a falha, pois só agora descobri o erro que cometi ao escrever o texto acima. Pela lógica, estão retirando a cafeína para fazer os comprimidos, do café descafeinado.