Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Café sua da – café gelado do Vietnã

O Brasil ainda não se acostumou com o café gelado, mas ele já é hit em outras culturas. É o caso do Vietnã, que tem o café sua da. Confira!

O hábito ou o gosto de tomar café gelado ainda não pegou por aqui. Mas, no Vietnã, segundo maior produtor mundial do grão e forte na cultura e economia cafeeira, a história é outra. O chamado café “sua da” (Cà phê Sua dá, na língua local) é bebido com gelo e faz sucesso há tempos no país asiático.

O “café sua da” é uma mistura de café bem forte, gelo e leite condensado. O último é colocado para quebrar a amargura causada pelo resfriamento rápido da bebida. Com os ingredientes misturados, temos uma espécie de drink que, ao que parece, é bom.

Os vietnamitas utilizam métodos diferentes para preparar esse café. Enquanto usamos filtro de papel aqui, um filtro de metal chamado Phin (que possui furos pequenos em sua base) é usado por lá. Ele leva cerca de 4 minutos para preparar a bebida. A moagem dos grãos do tipo robusta também é diferenciada, feita de forma mais grossa e escura que o nosso habitual.

No programa “O mundo segundo os brasileiros”, veiculado pela Band, podemos ver um pouco dessa cultura do café gelado. A tradutora brasileira Mariana mora no Vietnã e mostra que o “sua da” é vendido na rua, tem um preço baixo e é, segundo ela, delicioso. Para conhecer um pouco mais sobre o sua da e outros detalhes da cultura vietnamita, vale a pena dar play no vídeo abaixo!

Tomara que a moda pegue pelo Brasil. Nosso clima quente favorece a escolha. Além disso, é gostoso experimentar algo novo.

 

Por: Lucas Tavares

coffeelover

Pavê de Café Santa Clara

coffeelover

Pudim de Café Brasileiro

coffeelover

Bolo de Caramelo de Café Pimpinela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *