Refletir o eu interior: este foi o objetivo de Caio Marcatto ao produzir o Wake-Up!, um projeto regado a muito café. O artista visual clicou imagens de impacto com a bebida sendo arremessada nas pessoas. A alusão é a energia e ao próprio “acordar” que ela proporciona.
“O conceito geral também é o despertar do ser. Os splashes registrados querem representar o momento da mudança, o ‘wake-up’ da consciência”, explica. O resultado: uma ótima união de café, fotografia, arte e reflexão.
“Temas filosóficos sempre me chamaram a atenção, como também a fotografia. O café veio para formar a tríplice aliança” explica. Marcatto conta que quase todos os participantes do ensaio eram amigos. “Isso gerou intimidade e espontaneidade aos cliques. Ao todo foram realizadas quatro sessões, de 3h cada. E muitos, muitos litros de café”.
“O Wake-Up! surgiu como um trabalho de conclusão do curso de Artes Visuais. Já a ideia de utilizar a bebida provavelmente apareceu com o meu copo diário na mão, em um dos intervalos das aulas ou no trabalho. A ideia central do projeto e o elemento café nasceram quase simultaneamente.”
Não foi à toa que a inspiração de Marcatto para produzir as fotos surgiu do gosto pessoal pela bebida. “O dia não começa sem uma boa xícara. Quando estou no último gole, costumo agradecer em pensamento: obrigado por esse líquido sagrado! E aí assim, rumo ao trabalho”.
A paixão é tanta que, por dois anos e em locais diferentes, ele trabalhou como barista. “Aprendi muito sobre esse imenso universo dentro de um pequeno grão”, diz. Hoje, tem a sorte de trabalhar em um estúdio fotográfico que fica em frente a, justamente, uma cafeteria. “Preciso contar que não saio de lá?”, brinca.
Por: Lucas Tavares
tenho um cafe .adorotdo d cafe…
Olá, Riva. Como vai?
Também adoramos <3.
Abraços e obrigado pela visita.