O que uma cafeteira, um computador e o twitter têm em comum? Tudo! Descobri no site Instructables que é possível fazer café fresquinho da sua cama, quando se está no ônibus a caminho de casa ou de qualquer outro lugar. Um programa, aparentemente simples, é capaz de ligar a cafeteira pelo twitter via hastag #driptwit e desligá-la com o comando #driptwitstop.
A tweet-a-pot, que mais parece um experimento extraído do seriado nerd The Big Bang Theory, não precisa de muita coisa para funcionar. Existe, inclusive, um passo-a-passo detalhado aqui, que ensina como fazer em casa. Os itens necessários são: uma cafeteira com pó de café e água conectada em um computador que tenha uma placa Arduino e rode o IDE Arduino, fonte de alimentação para ligar o conjunto na tomada, um ambiente de desenvolvimento Python e a biblioteca PySerial para poder “conversar” com o Arduino via USB. Parece complicado? O pessoal da Instructables jura que é simples!
Enquanto não desenvolvo minhas habilidades nerdísticas e ainda não tenho um Sheldon Cooper por perto, prefiro fazer o café da forma tradicional mesmo. Se você tem aptidões tecnológicas, gosta de café e pretende fazer este experimento, conte para nós! Estou super curiosa para saber se realmente funciona.
Ao ver o vídeo também pensei em Sheldon Cooper, e fiquei muito interessado em fazer o experimento, quem sabe um dia ^^.
Adoro essas nerdices, já vejo meu ídolo Sheldon Cooper pilotando a cafeteira pelo Linux.
beijinhos, Stela