Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

O que é um chai latte?

Descubra a história do chai latte, um chá preto com leite e especiarias típico da Índia

Já se deparou com o cardápio de uma cafeteria sem ter ideia do que significava chai latte? Então chegou a hora de você descobrir essa milenar e deliciosa mistura – e ficar louco para experimentá-la ainda hoje. A história começa na Índia, mas a paixão pela bebida já tomou conta do planeta.

O que é um chai latte?O que chamamos por aqui de chai latte nada mais é do que o indiano masala chai (chá picante, em português). Hoje ele é basicamente a mistura do chá preto com leite e especiarias, como canela, cardamomo, gengibre, anis e cravo. Tudo isso forma uma mistura intensa e levemente picante, além de rica em benefícios à saúde.

Mas a receita do masala chai nem sempre foi essa. Segundo o site About Food, a bebida tem origem pouco conhecida – alguns dizem que surgiu há 5 mil anos, outros dizem 9 mil anos atrás, na Índia ou na Tailândia. O certo é que a mistura agradou a realeza local, se transformando rapidamente em uma receita aprovada pelos mais poderosos.

Na época, os ingredientes eram apenas as especiarias, e o modo de preparo podia variar – o masala chai era servido quente, frio, ou como remédio para algumas doenças. Só em 1835, com a colonização inglesa e a criação de uma plantação de chá preto em Assam, na Índia, as folhas foram acrescentadas à mistura.

Como o chá preto era caro na Índia (a maioria das folhas eram destinadas à exportação), os locais passaram a acrescentar também o leite e algum tipo de adoçante. Hoje a combinação já faz parte da cultura local: A bebida costuma ser servida para receber pessoas em casa, ou no chá da tarde, por volta das 16h.Como acompanhamentos, comidas típicas, como as frituras samosas e pakoras.

Fora da Índia, o masala chai virou chai latte, e se tornou um sucesso mundial. No ocidente, os adoçantes mais comuns costumam ser o mel ou o açúcar, enquanto o leite deixa de ser integral e passa a ser substituído pelo desnatado, leite de soja ou até mesmo bebidas não lácteas.

Agora você não vai ficar na dúvida na próxima vez que encontrar o chai latte em um cardápio. Peça essa bebida de sabor surpreendente e aproveite!

Por: Marina Oliveira

Bebidas

Erva-Cidreira e Capim-Santo: quais as diferenças

Bebidas

Pobá de cappuccino com chá de hortelã

Receitas

Arroz à grega com chá de capim cidreira TRES

4 respostas para “O que é um chai latte?”

  1. Fernando Chiabai disse:

    Tem a receita?!

    • mexidodeideias disse:

      Oi Fernando,

      Por enquanto ainda não temos a receita do Chai Latte aqui no Mexido de Ideias. Mas anotamos sua sugestão para um próximo texto. 😉

      Obrigado pela visita!

  2. Maria Luiza disse:

    Masala chai: um chá das índias

    Com origens na Índia, o masala chai é um chá preparado à base de folhas de chá preto e várias especiarias, podendo ser servido com ou sem leite – para além do seu sabor intenso, é antioxidante e possui várias propriedades terapêuticas. Não precisa de viajar até à Índia para provar este chá, mas preparar um masala chai em casa será certamente uma viagem, com um sabor único e inesperado…
    O que é o masala chai?

    O chá indiano, também conhecido como masala chai, é preparado a partir de folhas de chá preto, com uma mistura de especiarias aromáticas. Originalmente, o masala chai não era preparado com ingredientes fixos, uma vez que é comum as famílias na Índia prepararem este chá com misturas de especiarias diversas, no entanto, a preparação de qualquer chávena de masala chai tem obrigatoriamente de possuir 3 ingredientes básicos:

    Folhas de chá preto: na maioria das vezes, usa-se o chá preto forte (a sua concentração de cafeína é equivalente à do café), sendo que as suas folhas são fervidas até que todo o seu aroma seja libertado, mas de forma a não se sentir um sabor amargo.
    Açúcar: pode utilizar-se desde o simples açúcar branco, açúcar de coco, açúcar de palma, açúcar amarelo, adoçante ou mel.
    Especiarias: gengibre, canela, estrela-de-anis, cardamomo, pimenta preta, cravinho-da-Índia, noz-moscada, entre outros e dependendo dos gostos e tradições.

    Chai vs Masala chai

    “Chai” significa “chá”, contudo, é normal a referência ao chá indiano simplesmente como sendo “chai” em vez de “masala chai”. Porém, existem diferenças claras entre o chai e o masala chai: a versão “chai” é preparada sem leite e a versão “masala chai” é preparada com leite, sendo normalmente usado o leite gordo, uma vez que é mais saboroso. Em algumas versões do masala chai, utiliza-se leite condensado em vez de leite gordo.
    Benefícios do masala chai

    Para além de extremamente aromático e saboroso, este chá indiano traz ainda grandes benefícios para a saúde, nomeadamente no tratamento da pele e no auxílio da digestão, contendo ainda fortes propriedades antioxidantes. É muitas vezes aconselhado a pessoas que sofrem de hipertensão, gastrite, grávidas e, segundo os indianos, quando bebido diariamente, auxilia no aumento da boa disposição.
    Como preparar este chá indiano

    Curioso com o sabor do masala chai? Preparar uma chávena deste chá indiano em casa é relativamente simples… surpreenda e deixe-se surpreender!
    Para preparar uma chávena de masala chai vai precisar de:

    1 copo de água
    2 colheres de chá de folhas de chá preto (recomenda-se o Assam; pode usar em infusão, mas não terá o mesmo sabor)
    1 copo de leite (de preferência leite gordo)
    1 pau de canela
    1 colher de chá de gengibre fresco ralado
    6 sementes de cardamomo trituradas ou ½ colher de café de cardamomo
    1 colher de sopa de mel (em alternativa pode usar açúcar ou adoçante)

    Modo de preparação:

    Numa pequena caçarola com água, junte as folhas de chá preto, o leite, o gengibre, o cardamomo e o pau de canela. Deixe levantar fervura. Quando começar a ferver, reduza e deixe em lume brando durante 5 ou 10 minutos, até conseguir a intensidade de sabor desejada. Adoce a gosto, com mel, açúcar ou adoçante. Coe a mistura para uma chávena de chá e delicie-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *