Um dos chás verdes mais famosos do mundo e protagonista da cerimônia japonesa da bebida, o Matcha (já falamos sobre ele aqui) está conquistando mais apreciadores a cada dia. É o que aponta um relatório divulgado pela empresa Sage Group, do especialista Brian Keating.
De acordo com Keating, o Matcha é a bebida-novidade do ocidente. “Fora dos usos tradicionais no Japão, esse chá verde é hoje utilizado como ingrediente em centenas de receitas, e até mesmo em produtos de beleza. É difícil dizer outra bebida, alimento ou suplemento que forneça uma combinação tão dinâmica de bem-estar, saúde e nutrição”, ele escreveu ao site World Tea News.
O relatório tem uma área especial dedicada aos benefícios do Matcha à saúde. Rica em antioxidantes, a bebida tem o poder de combater os radicais livres – que podem ser responsáveis por doenças e também pelo envelhecimento precoce das células.
Nos Estados Unidos, a bebida já ganhou adeptos. O site de gastronomia Food 52, por exemplo, já tem uma extensa lista de receitas com o chá verde, que vai de carnes assadas a sorvetes e cookies. Outra inovação é o surgimento de formatos práticos, como o Matcha To Go, que consiste em porções únicas do pozinho verde para quem desejar degustá-lo em qualquer lugar.
Matcha To Go, uma das versões contemporâneas da tradicional bebida
Tudo isso fez com que a produção do tencha (cujas folhas são secas e moídas até se transformarem no pó verde) cresceu 7% em cinco anos. Até por lá a bebida ganhou mais adeptos para o uso em receitas – além do valor tradicional das cerimônias típicas. De acordo com Keating, o consumo doméstico é de 108 milhões de porções de 1,5 g cada. Já a exportação chega a 12,3 milhões de porções por ano.
O especialista completa o relatório indicando que o Matcha deve crescer ainda mais entre 2015 e 2018, graças aos produtos feitos a partir da bebida e da popularização das receitas com o tradicional chá verde.
E você, já experimentou o Matcha?
Por: Marina Oliveira
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