Por aqui, o consumo é grande para qualquer uma destas duas bebidas, mas ainda estamos longe de ser o país que mais as ingere. Pensando neste fato, ficamos com uma pulga atrás da orelha: afinal, quem são os maiores bebedores de chá e café do mundo? Fomos atrás da resposta e fomos surpreendidos…
Que tal começar com o café? Apesar de sermos os maiores produtores disparados do grão (representa cerca de 30% a 40% de toda a produção mundial), estamos bem longe de sermos os maiores consumidores per capita da bebida – estamos para lá da 30ª posição.
Holanda e Finlândia são os líderes desta lista. O primeiro país, por exemplo, consume uma média de 2,4 xícaras/dia por habitante. Já os finlandeses são responsáveis pelo consumo de 1,8 xícaras/dia para cada morador do país. Para efeitos de comparação, o Brasil consome apenas 0,4 xícaras/dia por habitante.
Países como Suíça, Alemanha, Noruega, Polônia, Estados Unidos, Grécia, Costa Rica e muitos outros superam as terras tupiniquins quando o assunto é consumo per capita. Curioso é ver nações como Itália e Colômbia, por exemplo, posições atrás dos brasileiros.
No caso do chá, os resultados são mais esperados. Os países que mais consomem a bebida são Índia, Sri Lanka, Turquia, Marrocos, Reino Unido e Paquistão, mostrando que a parte oriental do mundo ainda tem uma relação mais forte com a bebida.
Mas confessamos que ficamos surpresos com o fato de Japão e China não figurarem entre os países que mais consomem chá. Fica a dúvida no ar…
Por: Lucas Tavares
quais são as fontes desses dados?
Oi Drê,
Os números sobre o consumo per capita de chás e café no mundo são atualizados anualmente.
Essa reportagem foi publicada em 2014, e os dados são da empresa de pesquisas Euromonitor. 😉
Atenciosamente,
Equipe Mexido de Ideias