Aprender com especialistas do vinho o que se pode melhorar e adaptar para o mundo do café. Seja no campo ou na mesa, este conhecimento pode ser muito útil para que a experiência cafeinada seja explorada ao máximo. Esta não foi a primeira vez que ouço algo do tipo. O produtor de café Mariano Martins, por exemplo, já me falou sobre diversas descobertas que fez em sua fazenda depois de conversas com vinicultores.
Bem, parece que esta realidade não é uma exclusividade do campo. Esta é a proposta da empresa japonesa Hario com seu lançamento Hario Sommelier Coffee Syphon (da tradução livre, Sifão de Café Hario Sommelier).
Como o próprio nome diz, o novo utensílio eleva a experiência do café à realidade que os vinhos têm em restaurantes. Com um recipiente que lembra bem decanter, seu funcionamento é o mesmo que o da cafeteira Globinho, só que com um pouco mais charme. De acordo com o site da marca, trata-se de um novo estilo no serviço do café. Além de ser uma demonstração elegante, também exalta sabores e aromas da bebida.
Feito com vidro de alta tecnologia, a Hario Sommelier Coffee Syphon é feita pelas mãos de artesãos treinados para reproduzir o design de vanguarda. Dois filtros, um de aço inoxidável e outro de tecido (sim, o famoso filtro de pano só que em outro modelo), acompanham os acessórios deste método de preparo.
O pessoal do blog Dear Coffee I Love You já fez testes com o novo item e detalhou tudo em um post aqui, em inglês. Entre pontos positivos e negativos, o que mais me chamou a atenção foi o fato de que o “pseudo decanter” de café consegue manter o pó do café (resíduos sólidos) longe de sua xícara quando o filtro de metal é usado. Porém, quando o filtro de pano é utilizado e este problema não existe, fica complicado servir o último golinho da bebida. Para tê-lo, o recipiente tem que ser virado muito, quase 90º para despejar o que resta.
Como este item ainda não chegou ao mercado brasileiro, cabe a nós apenas matar a curiosidade com o vídeo.
Ótima opção para quem quer oferecer um serviço de café diferente para seus clientes, não acha?
Deixe um comentário