São muitos os designers apaixonados por café e chá que se empenham em criar xícaras ou canecas que não derrubam nem uma gota das bebidas. Aqui no Mexido de Ideias, nós já contamos algumas dessas histórias. Porém, recentemente ficamos emocionados quando conhecemos a inspiração da estudante americana Lily Born para criar a Kangaroo Cup.
Com apenas 11 anos, ela resolveu ajudar o avô, que sofre do Mal de Parkinson e com frequência derramava café para fora da xícara. Ao observá-lo com dificuldades para tomar a bebida, pensou que, talvez, uma caneca com pernas (em vez de asas) tornariam o objeto mais estável.
Com a ajuda do pai, Joe Born, foi atrás de uma massa plástica para criar as pernas da xícara do avô. Após algumas tentativas frustradas, os dois chegaram a um protótipo que atingia o objetivo inicial – permitir o consumo da bebida sem derramá-la. O passo seguinte seria produzir a peça em cerâmica. Para isso, contaram com a ajuda dos sites de arrecadação de fundos online Kickstarter e Indiegogo.
Após conseguirem o financiamento, Lily e Joe seguiram em busca de designers para comercializar a invenção. O nome veio em homenagem aos cangurus – que, para saltar, usam as duas pernas e o rabo para se equilibrarem. A caneca está disponível para encomenda aqui por US$ 25 (versão em plástico) e US$ 13 (cerâmica).
Além de ajudar o avô, a pequena Lily acabou criando um utensílio muito útil para os portadores do Mal de Parkinson. E nós do Mexido de Ideias aplaudimos a criatividade e o empenho da adolescente!
Por: Carolina Gasparini e Marina Oliveira
Deixe um comentário