Cervejas com café em sua composição não é novidade no mercado. Já citei aqui alguns exemplos, mas esta foi a primeira vez que vi rótulos que usam o café robusta. Já a história de aguardente feita com conilon é inédita para mim. O lançamento da cachaça e cerveja Robusta aconteceu durante a Conferência Internacional de Coffea Canephora, no estado que é o maior produtor de café robusta do Brasil: o Espírito Santo.
De acordo com o site Rural Centro, a Cerveja Robusta é uma Porter com teor alcoólico de 4,5%. Apresenta sabor amargo agradável e conta com matéria-prima importada da Europa. “É um estilo de cerveja muito complexo, especialmente o sabor, que traz notas de chocolate e malte torrado. No caso da Robusta, essa complexidade aumentou significativamente devido à adição de café conilon em sua formulação”, explica o mestre cervejeiro, Flávio Barone.
Para produzir a Cachaça Robusta, o cachacier Adwalter Menegatti preferiu macerar o grão cru com a aguardente de cana… “o que permite obter uma bebida mais intensa, garantindo o sabor suave e levemente adocicado da Robusta, sem a necessidade de adicionar conservantes ou corantes”, conta. Os produtos nem chegaram ao mercado direito, mas já estão despertando a curiosidade de todos. Inclusive a minha!
Eu as descobri acidentalmente nas fotos do facebook do engenheiro agrônomo e apaixonado por café, Sérgio Parreiras Pereira. Ele está acompanhando a conferência e divulgou as fotos da novidade. Graças a ele, minha sede por conilon amentou.
Se você não vai aguentar esperar a cachaça e a cerveja robusta chegarem em sua cidade, faça suas encomendas pelo telefone (27) 3325 – 3175 ou no site www.cachacasantaterezinha.com.br.
Fonte: Site Rural Centro
Imagens: Sérgio Parreiras Pereira
Deixe um comentário