O Museu do Café, em parceria com o Museu da Imigração, inaugurou no dia 27 de agosto uma exposição sobre a história do trabalho dos imigrantes nas lavouras cafeeiras em São Paulo. Com o título Imigrantes do Café, a mostra estará aberta para visitantes até o dia 9 de novembro em Santos, no litoral paulista. A foto abaixo já traz um gostinho da visita, ilustrando a imagem que os imigrantes tinham da cidade ao chegarem de navio, na década de 1910.
Com histórias e memórias da imigração para as lavouras, a exposição retrata o cotidiano dos imigrantes, desde a chegada pelo Porto de Santos até a ida para as fazendas, passando pela Hospedaria de Imigrantes do Brás e suas dependências.
O acervo da mostra (composto de fotografias, depoimentos, objetos e textos) não apresenta apenas como era o trabalho do imigrante. Conta também detalhes do dia a dia, vida pessoal e costumes trazidos dos países de origem deles.
Os museus do Café e do Imigrante ficam em Santos (SP) e São Paulo (SP), respectivamente. Os dois são geridos pelo Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração. Por conta da proximidade, a curadoria da exposição foi feita pelas duas equipes. Após o encerramento da mostra no litoral, será a vez dos moradores da capital paulista conferirem o material no Museu da Imigração.
Serviço:
Exposição Imigrantes do Café
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 | Centro Histórico | Santos (SP)
Data: de 27 de agosto a 09 de novembro
Telefone: (13) 3213-1750
Por: Carolina Gasparini
Imagem: Autor desconhecido/Acervo Museu da Imigração/APESP
Deixe um comentário