A construção de um império está sempre ligada às lutas, conquistas, mudanças comportamentais e, geralmente, hierarquias são revistas. A chegada do café em solos brasileiros mudou a história do país e fixou seu reinado por muitos anos. No Brasil, chegou no século XVIII envolto em lendas e superstições, mas somente a partir do século XIX é que iniciou sua marcha: Vale do Paraíba, Oeste Paulista e norte do Paraná. Derrubou árvores, queimou matas e matou indígenas, mas no seu rastro vieram as estradas de ferro, a industrialização e a Semana de Arte Moderna. Enfim, o progresso!
Esta é a trajetória narrada pelas autoras Cândida Vilares Gancho e Vera Vilhena de Toledo no livro Sua majestade o Café. Detalham também o momento em que o Brasil se libertava da monarquia e se tornava uma república. E o café, acompanhando as mudanças, passava das mãos do escravo às mãos do imigrante e do migrante nordestino.
Mais um livro para deixar sua biblioteca mais completa. Afinal, história nunca é demais!
Por favor teria como eu conseguir esse livro p baixar p meu filho, eu n consigo achar em lugar algum, obrigada.
Olá Luana, tudo bem?
Você já entrou em contato com a editora que publicou o livro (a editora Moderna)? Outra possibilidade é entrar em contato com a bibliotecária do Museu do Café. Ela sempre sabe onde achar livros de café.
De qualquer forma, coloquei este link (http://www.bondfaro.com.br/proc_unico?id=3482&kw=Sua+Majestade+o+Caf%E9) no artigo, Lá, você pode encontrar alguns exemplares à venda.
Boa sorte em sua busca.
Abraços,
Kelly