Resgatar os últimos 50 anos da cafeicultura no Brasil em um único livro. Esta foi a missão que a jornalista Marília Moreira recebeu de Guilherme Braga, que na época, era presidente do Conselho do Museu do Café e, atualmente, é diretor geral do CeCafé. Com título Retrospectiva – 50 Anos de Café e Brasil, a publicação foi lançada em 2006 e pretende despertar o interesse das pessoas sobre a importância do café e a mágica que cerca esse produto. “Este não é um livro de História, mas uma visão jornalística dessa história”, explica.
Os relatos focam acontecimentos que estimularam o negócio café de alguma forma. Conta as políticas, acordos, safras, estoques, geadas e fala até do surgimento dos primeiros supermercados na década de 1950.
De acordo com a autora, a maior dificuldade na produção do livro foi encontrar material fotográfico de uma época recente. Muitas fotos e gravuras do início do século XX e material dos dias atuais eram facilmente encontrados. “Anos 60, 70, 80 praticamente não têm registro, ou não tanto quanto imaginávamos que teriam. E quando encontrávamos, muitas vezes, a foto não trazia nenhuma informação, principalmente data, local, dados que são muito importantes”, conta.
Para ajudar a completar os acervos históricos, ela faz um pedido: “peço a todos que tenham algum material sobre a cafeicultura que encaminhem imediatamente esse acervo ao Museu do Café ou ao Centro de Referência & Memória do CCCRJ. Estamos perdendo um rico patrimônio cultural desses tempos recentes, de registros” (trecho de entrevista retirado da Revista do Café).
Serviço:
Onde comprar: Museu do Café, Santos.
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário