Resgatar os últimos 50 anos da cafeicultura no Brasil em um único livro. Esta foi a missão que a jornalista Marília Moreira recebeu de Guilherme Braga, que na época, era presidente do Conselho do Museu do Café e, atualmente, é diretor geral do CeCafé. Com título Retrospectiva – 50 Anos de Café e Brasil, a publicação foi lançada em 2006 e pretende despertar o interesse das pessoas sobre a importância do café e a mágica que cerca esse produto. “Este não é um livro de História, mas uma visão jornalística dessa história”, explica.
Os relatos focam acontecimentos que estimularam o negócio café de alguma forma. Conta as políticas, acordos, safras, estoques, geadas e fala até do surgimento dos primeiros supermercados na década de 1950.
De acordo com a autora, a maior dificuldade na produção do livro foi encontrar material fotográfico de uma época recente. Muitas fotos e gravuras do início do século XX e material dos dias atuais eram facilmente encontrados. “Anos 60, 70, 80 praticamente não têm registro, ou não tanto quanto imaginávamos que teriam. E quando encontrávamos, muitas vezes, a foto não trazia nenhuma informação, principalmente data, local, dados que são muito importantes”, conta.
Para ajudar a completar os acervos históricos, ela faz um pedido: “peço a todos que tenham algum material sobre a cafeicultura que encaminhem imediatamente esse acervo ao Museu do Café ou ao Centro de Referência & Memória do CCCRJ. Estamos perdendo um rico patrimônio cultural desses tempos recentes, de registros” (trecho de entrevista retirado da Revista do Café).
Serviço:
Onde comprar: Museu do Café, Santos.
,Comer e beber são duas de suas paixões que, aliadas ao gosto pela escrita, fez que com que se aprofundasse no jornalismo gastronômico. !