A cena é a seguinte: seu celular vibra e, após checar, você vê que é uma mensagem com o cheiro de cafezinho para você. Sim, você leu certo. E, sim, isso já é possível. O Ophone é um dispositivo que, ao invés dos tradicionais texto, foto e áudio, ele envia mensagens digitais com cerca de 320 aromas diferentes, tais como café, chocolate, amendoim e outros. Seu funcionamento é semelhante ao de SMSs ou e-mails: basta enviar e a pessoa recebe o aroma desejado.
A ideia foi da empresa francesa Le Laboratoire, que é comandada por David Edwards, um professor da Universidade de Harvard, EUA, e seu funcionamento é simples O usuário entra no site do produto, escolhe a mensagem musical, o tipo de café e a variedade de fragrâncias. O aroma é enviado ao smartphone conectado ao Ophone e reproduzido via Bluetooth. Bem parecido com os e-mails convencionais, só que mais cheiroso.
O mais intrigante deste produto é o futuro que pode estar reservado para ele. Segundo o site Tech Crunch, a empresa diz que “nos próximos anos, estaremos nos movendo para um mundo onde você tem esses pequenos chips e um grande número de objetos que funcionam com ele. Qualquer comunicação, seja no seu celular, em seu e-mail, em um site da internet ou em um filme do James Bond, terá uma dimensão olfativa que, ao ser ligada, poderá ser cheirada e sentida”. As possibilidades são infinitas: vão desde o cinema, a jogos, livros e outras experiências.
O dispositivo ainda é um protótipo, mas pode ampliar e muito as experiências sensoriais. Nossa missão é aguardar – ansiosamente – para que o produto chegue ao mercado.
Imagens: Tech Crunch
Por: Lucas Tavares
Tudo de bom, receber uma mensagem com cheiro de cafe!!!!! Hummmmmm