A imortalidade em uma cena de filme. A captura da realidade-fantasia em frames de imagem que marcaram muitos de nós. Assim como diversos hábitos de nossa rotina foram registrados em longas metragens, o café também tem seu lugar garantido em grandes produções hollywoodianas e brasileiras também!
Mesmo aparecendo como coadjuvante, foi imortalizado em cenas e diálogos da história do cinema. Minha missão: listar alguns filmes com takes de cafeterias, cafés da manhã ou que tenham uma xícara fumegante nas mãos de um ator/atriz. Como entendo mais de café que cinema, convidei a Dani para me ajudar.
Ela e seu companheiro Wlad reúnem duas paixões em um único blog: gastronomia e cinema. “O Cinebistrot começou um pouco tímido em 2007 e só depois ganhou mais visibilidade. A Gastronomia tem um papel de destaque fazendo um casamento especial com o cinema”, explica. Em seu blog, ela dá dicas de filmes que retratam o mundo da gastronomia, receitas, entrevistas, entre outros. Por isso, me pareceu a pessoa certa para este post. A seleção abaixo foi indicação desta amiga gastro-cinéfila.
Pronto para se cafeinar com a sétima arte?
Coffee and Cigarettes (Sobre Café e Cigarros) – o filme inteiro traz diálogos de pessoas famosas enquanto bebem café e fumam em lugares diferentes.
Pulp Fiction – um dos clássicos de Quentin Tarantino e um dos meus favoritos. Na cena inicial, um casal divaga sobre assaltos a banco enquanto tomam um café. Na sequencia do diálogo, um assalto é anunciado. O momento que adoro é no minuto 04:09”.
Tropa de Elite 2: O inimigo é outro – o herói brasileiro Capitão Nascimento (Wagner Moura) pede um café enquanto conversa com a ex-esposa Rosane (Maria Ribeiro) sobre seu filho Rafa.
http://www.youtube.com/watch?v=a721Jw5ieWQ
The Bucket List (Antes de partir) – Ri e chorei muito com este filme, mas ele entrou nesta seleção, pois cita diversas vezes o café Kopi Luwak (que já falamos aqui). Minhas cenas favoritas são:
http://www.youtube.com/watch?v=sf8FuGcWmVc
Green Hornet (Bezouro Verde) – Kato (Jay Chou) é inventor e por conta da paixão do seu chefe por café, ele inventa uma máquina própria para preparar a bebida. Nesta cena, ele apresenta um cappuccino com um lindo latte arte para Britt Reid – O bezouro verde (Seth Rogen).
http://www.youtube.com/watch?v=tG2YbLnrgsM&feature=youtu.be
A lista pode ser bem extensa, por isso, se você tiver um tempinho, seguem outras indicações interessantes:
1 – Role Models – http://youtu.be/SSk0B0dVq4g
2 – Duas cenas de Airplane (Apertem os cintos, o piloto sumiu)
Casal de Crianças http://youtu.be/Hlb2PtB6JGo
Sem café http://youtu.be/J4f4_cW3MA0 –
3 – Animação Deu a louca na chapeuzinho vermelho onde tem um esquilo viciado em cafeína: http://youtu.be/YmCjMRAzCiE
4 – Imagine ter o seu café preparado por ninguém menos que James Bond! http://youtu.be/Y0XeO66xXAs ou ter um café um tanto quanto explosivo feito pelo agende 007 http://youtu.be/ArfL6ubpbsU
5 – Charles Chaplin não poderia ficar fora de nossa lista http://www.youtube.com/watch?v=1mYtNMDFyXQ
6 – Inception (A Origem) – nesta cena a personagem Ariadne (Elle Page) está em uma cafeteria tentando compreender as explicações de Cobb (Leonardo DiCaprio) sobre sonhos.
Essa foi só uma breve seleção, mas e vocês? Lembram de outras cenas notórias do cinema que envolvam o café? Conte nos comentários!
“O cinema é um modo divino de contar a vida.” (cineasta italiano Federico Fellini)
Kelly,
Poderia citar dois filmes: o café Augustus (fictício?) em Roma, do filme Elsa y Fred <a href="http://(http://youtu.be/13vnGIugcWs,” target=”_blank”>(http://youtu.be/13vnGIugcWs, cena a partir de 15'50").
E a emocionante esquete de Oliver Schmitz, Place des Fetes, do filme Paris Je t'aime <a href="http://(http://youtu.be/OD0OM7NxLZE)..” target=”_blank”>(http://youtu.be/OD0OM7NxLZE)... "Sophie, toma um café comigo, por favor?"