Como todo bom negócio, a produção de café precisa ter uma arquitetura própria. Isso, porque todos os seus processos necessitam de instalações que correspondam com suas demandas. Quem já visitou ou conhece uma fazenda cafeeira sabe! Já para quem nunca teve esse prazer, apresentamos o livro “Arquitetura do café”, de André Argollo, que visa fazer um levantamento histórico sobre as edificações relacionadas à produção do grão.
As construções arquitetônicas analisadas fazem parte de fazendas na região de Campinas, estado de São Paulo, e de seus arredores. Todos os detalhes dos projetos são explicados e mostrados ao leitor. Claro, não poderiam faltar diversas ilustrações e fotos atuais e históricas das edificações, muitas das quais já têm mais de dez décadas de vida.
Em suas 296 páginas, o livro também esclarece tendências sociais da época usando como base a própria arquitetura das fazendas. As edificações também são usadas para desvendar diretrizes econômicas da região que um dia já foi um dos centros de produção de café no país.
Se você também quer conhecer detalhes sobre prédios, casas e outras edificações de fazendas de café, basta acessar esse link. O “Arquitetura do café” está disponível para venda por R$ 72.
Por: Lucas Tavares
Deixe um comentário