Você sabe quem introduziu o café Bourbon no Brasil? E que uma das formas primitivas de beneficiar o café era o pisoteamento, assim como era feito com as uvas no passado? Ou que muitas engenhocas de tração animal serviam para descascar o café? Pois é isso que o documentário “O Café no Brasil – História e Penetração”, gravado em 1958, traz em seus 33 minutos. Este é um dos poucos registros em imagens que se tem de como a cafeicultura se portava na década de 1950. Dirigido por Humberto Mauro, considerado um grande cineasta por muitos, compartilhamos esta raridade.
A obra, que pode ser encontrada Cinemateca Brasileira, também traz imagens do porto de Santos em plena ativa. Mapas animados, que descrevem o percurso do café do Vale do Paraíba até o norte do Paraná, são algumas das novidades cinematográficas da época. Com a proposta de passar por todas as etapas do processo cafeeiro, o filme finaliza com dicas de como coar o café no filtro de pano.
É muita nostalgia de um tempo que nem vivi! Para os saudosistas de plantão, este é um prato cheio…digo, xícara cheia!
Ficha técnica do documentário:
Gênero Filme: educativo
Dados de produção / Companhia(s) produtora(s): INCE – Instituto Nacional Cinema Educativo Companhia(s) distribuidora(s): INCE – Instituto Nacional Cinema Educativo
Direção: Mauro, Humberto
Direção de fotografia: Mauro, José A.
Montagem: Mauro, José A.
Música original: Taranto, Aldo
Categorias Curta-metragem / Sonoro / Não ficção
Material original 35mm, BP, 30min, 925m, 24q
Data e local de produção
Ano: 1958
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF
ADOREI O REGISTRO HISTÓRICO, PRIMEIRO, PORQUE GOSTO DESTE TIPO DE TRABALHO E SEGUNDO, PORQUE ADORO CAFÉ. MUITO BOM.
Que bom Paulo!
Volte sempre para aprender um pouquinho mais sobre café 😉
Abraços.