Imagine um local onde os presentes conversam amigavelmente sobre assuntos relacionados ao café. Se transportarmos essa ideia para a internet, chegamos ao Clube do Café, fórum online que reúne pessoas para debater sobre o grão e seus diversos aspectos. Lá também é divulgado o conhecimento técnico e, principalmente, prático sobre equipamentos e tipos da bebida. Para saber mais sobre o grupo, convidamos alguns dos participantes para um bate-papo sobre este canto de informação cafeinada.
“O Clube do Café surgiu em 2011 da necessidade de explorar o conhecimento sobre a bebida e adquirir experiência a partir da teoria colocada em prática, com erros e acertos”, explica Ruston Louback, médico cirurgião com experiência em informática e criador do CdC. Ele confessa que seu gosto pessoal – principalmente por coados pela manhã – influenciou e muito na criação do fórum.
“Hoje, um novo membro se cadastra e se depara com informações em mais de 100 mil postagens. Discutimos sobre café torrado, máquinas, modos de preparo, torra doméstica, moedores e técnicas. Imagino o quanto as pessoas se assustam ao saber que o gosto por café, do coado ao espresso, tenha tanta informação”, completa.
Alexandre Velloso, criador do Café Expresso Brasil e moderador do fórum, concorda: “A importância está ligada à difusão do conhecimento necessário ao barista amador. Seja sobre equipamentos ou técnicas de preparo de bebidas à base de café. Fui o primeiro a postar uma mensagem lá e, desde então, observei o desenvolvimento de muitos participantes e a chegada de milhares de novos membros”.
Louback diz que a maioria destes usuários chega ao fórum por meio da pesquisa de suas dúvidas. “Principalmente aqueles que compraram uma máquina nova e estão com dificuldades no manuseio”, diz. Foi o que aconteceu com Sérgio Massara. Ele comprou uma máquina em uma viagem para a Itália e, ao voltar, bateu a dúvida em como usar o equipamento.
“Fiz buscas e encontrei um tópico sobre ela no CdC”, diz. Ele explica que o Clube do Café “cumpre o objetivo de reunir amantes da bebida, trocar conhecimento e novas ideias, além de resolver a dúvida dos iniciantes”.
O mesmo ocorreu com Guilherme Miyamoto: “Descobri o fórum quando pesquisava sobre a primeira máquina de espresso que pensava em comprar. Assim que entrei, me surpreendi com a quantidade de informações sobre esse mundo: máquinas, moinhos, cafés”, comenta.
Miyamoto explica que “como a maioria do público é composta por baristas domésticos, a comunicação se torna mais simples e objetiva, pois falamos a mesma língua. O CdC contribui bastante com informações e dicas para se conseguir a xícara perfeita”.
“Além de informações sobre cafés, o CdC é um lugar aconchegante, com muito papo e onde todos são bem-vindos. As conversas são sempre amigáveis e com o tempo passamos a conhecer cada membro um pouquinho mais”. Ele aproveita e faz o convite: “Se você gosta de café e adora uma boa prosa, pegue sua xícara e venha bater um papo gostoso conosco”.
Então está dito! Para conhecer mais sobre o fórum e se cadastrar, basta acessar este link.
Por: Lucas Tavares
show, bela matéria!
Olá José, como vai?
Obrigado pela visita e, claro, pelo elogio.
Adoramos contar a história do CdC.
Volte sempre, abraços.
O fórum além de útil é extremamente divertido.
Olá Gilberto, tudo bem?
isso é que é mais bacana. No bate-papo com o pessoal, foi bem perceptível que, além de informativo, o fórum é gostoso e divertido de se participar.
Agradecemos a visita, até a próxima.
Muito bom.
Quem quiser conhecer, seja muito benvindo!
Olá Rodrigo, como vai?
Obrigado pela hospitalidade. Deixamos claro que todos os membros do CdC também são mais que bem-vindos no Mexido de Ideias.
Abraços, volte sempre.
Comunidade sensacional. Vale a visita. Para os amantes do café, é impossível acessar uma vez somente!
Olá Darcy, tudo bem?
O fórum é realmente sensacional.
Agradecemos a visita, volte sempre.