Uma pausa na realidade em forma de quadrinhos… E de uma xícara quentinha. Essa é a definição do Café John, projeto do designer gráfico João Edno, o John, de Batatais (SP). As tirinhas rápidas demonstram o amor pelo nosso grão predileto com muito humor e inspiração.
Desenhista desde a infância, John já publicou quadrinhos em jornais e revistas, além de ter produzido animações. “Um belo dia, a ideia surgiu: Por que não juntar o café com meus desenhos e projetos? Afinal, se a carreira de cartunista não decolasse, o próximo item da lista era ter uma cafeteria”, ele disse, em conversa com o Mexido de Ideias.
Lá no Café John conhecemos o Jerb, personagem presente nos quadrinhos como o que mostramos acima. “Ele gosta muito de três coisas: Praticar esportes, refletir sobre a vida e viajar para conhecer cafés ao redor do Reino dos Jerboas. Por falar nisso, Jerb não é nem um coelho e nem um cachorro, mas sim um Jerboa! Ele não faz ideia disso, mas vem de uma linhagem rara de Jerboas com orelhas longas, e sofre um pouco nas mãos dos outros de orelhas curtas”.
“A maior dedicação do Jerb é explorar os sabores e aromas de cafés que só se encontram em estabelecimentos nas planícies do reino. Mas ele tem uma leve desconfiança que a bebida está na moda já que, quanto mais viaja, mais o encontra pela estrada.”
Assim como o Jerb, John também é um entusiasta do café. “Tive o prazer de conhecer mais a fundo o processo da colheita até a xícara quando trabalhei como diretor de arte em uma indústria que produz maquinário para colher café. Fiquei fascinado com o cuidado nas fazendas com os grãos, os processos de limpeza e separação, além do fato de que, em uma fazenda de café, você tem as mais belas paisagens que se pode ver. Sério, é inspirador”.
O cartunista prefere os coados pela manhã e espressos durante o dia. “Até arrisco me aventurar na cozinha preparando alguma receita que vejo no Mexido de Ideias, mas nem sempre acerto, confesso!”, contou. Ele explicou o que move a paixão pela bebida:
“Tem algo que conecta as pessoas, e está longe de ser a internet. Quando tomamos uma xícara de café, nos conectamos por um sentimento de prazer. Uma voz que diz bem baixinho no ouvido: ‘hei, está tudo bem’. Essa sensação de prazer, só o café pode oferecer.”
Não poderíamos concordar mais! Para conferir os quadrinhos do Café John enquanto degusta sua xícara, é só clicar aqui.
Por: Marina Oliveira
Muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Também adoramos os quadrinhos do John. 😉