Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Café inspira artistas contemporâneos

Será que o café deixou de inspirar artistas? Se depender da mostra Bolsa Oficial de Café 90 Anos - Presente do Indicativo, a resposta é NÃO

Se até mesmo revoluções foram forjadas no calor de uma xícara de café, como ele não poderia influenciar o mundo das artes? Nomes de peso como Candido Portinari e Benedito Calixto, por exemplo, já fizeram sua contribuição na cultura cafeeira aqui no Brasil, mas isso não passa de registros artísticos do passado. O que houve com os artistas atuais? O café não os inspira mais?

A resposta surgiu espontaneamente quando vi uma iniciativa bem interessante do Museu do Café.

Para celebrar os 90 anos do edifício da Bolsa Oficial de Café, obras de dez artistas contemporâneos da região de Santos foram expostas para celebrar a bebida. Sob a curadoria de Gilson de Melo Barros, a mostra Bolsa Oficial de Café 90 Anos – Presente do Indicativo faz homenagem ao edifício abordando diversas facetas da cadeia produtiva do café, sua relação intrínseca à cidade e ao comércio do produto. Para isso, utilizam desde expressões tradicionais, como a pintura, escultura e fotografia, até técnicas mais modernas e recursos eletrônicos como ferramentas de trabalho.

Infelizmente eu não pude conferir de perto todos os trabalhos, mas um em especial me chamou atenção por ter uma extensão no mundo digital. Estou falando do projeto Post-Coffee-It, da designer Marcia Okida, que usa e abusa do Pixel-Art (desenho gráfico construído através de pixels). O que mais intriga é que ele ganhou uma página no facebook – acesse aqui – e permite que qualquer um em qualquer lugar faça parte desta obra de arte. Gostei tanto, que este será o assunto do próximo post.

Já fazia algum tempo que eu não via algo parecido. Café e arte se aproximarem novamente em solos tupiniquins. Particularmente, acho que o link entre café e arte foi enfraquecendo com o tempo como uma xícara que é esquecida na mesa do escritório. O processo pode ter sido lento, mas o fato é que temos poucas obras de arte ou manifestações artísticas que foquem o café nos dias de hoje. Já postei aqui e aqui lindos trabalhos com o tema, mas eles não são brasileiros. Por que será? Você pintor, poeta, escritor, escultor, designer, artistas em geral, podem me ajudar com uma resposta?

Para quem ficou curioso para ver a mostra, ela vai até março de 2013 no Museu do Café. Para instigar um pouco mais, coloquei algumas imagens aqui.

Serviço:
Data: até  março de 2013
Local: Museu do Café, em Santos/SP
Rua XV de Novembro nº 95 – Centro – CEP: 11.010-151 – Santos / SP
Telefone: + 13 3213-1750
E-mail: museudocafe@museudocafe.org.br

Imagens: Museu do Café

Cultura

A combinação entre café, flores e fotografia

Cultura

Barista pinta quadros com café e expõe em Curitiba

Arte por trás da xícara

Latte Art do canadense Brian Leonard

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *