Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Arte do café ganha extensão em mídias sociais

A designer Márcia Okida conta o café inspirou sua obra Post-Coffee-it. Confira!

Você, pobre mortal como eu, já fez parte de alguma obra de arte? Arrisco dizer que a resposta da maioria das pessoas que estão lendo este post será NÃO, mas o café pode mudar isso. A ideia de fazer uma obra física que tenha uma extensão no mundo digital surgiu quando a designer Márcia Okida recebeu um convite do Museu do Café. A proposta era criar uma instalação temática interativa sobre a bebida em comemoração aos 90 anos da Bolsa do Café de Santos.

A obra física se resume em um painel de 3 x 1,80 metros com uma imagem inicial de 3 xícaras de café em preto e branco. Estes desenhos são rodeados por espaços vazios (que simulam pixels – técnica conhecida como Pixel Art) e serão “pintados” pelos post-its coloridos. Foi aí que veio o nome Post-Coffee-It.

“Como sou designer gráfico, quis criar algo dentro dos conceitos de criação de design e que as pessoas pudessem expressar o que sentem em relação ao café e/ou bolsa do café. Ou seja, tornei algo interativo em dois modos: sem uso de tecnologia (as pessoas escrevem nos post-its e colam no mural físico) e com uso de tecnologia via redes sociais”, explica a idealizadora do projeto.

O resultado? Foram 2.340 mensagens coladas no mural físico em menos de 10 dias de exposição. O melhor de tudo são as diferentes declarações de amor ao café e mensagens gerais sobre o tema. Pelo fato do museu estar no porto de Santos, muitos recadinhos são de pessoas de outros países. Confira abaixo.

No facecbook –

Depois de viabilizar a obra física, Márcia partiu para a interatividade virtual via redes sociais, no facebook para ser mais exata. A imagem principal deste mural digital é a capa da página. Já os espaços em branco são pintados de acordo com as participações das pessoas na timeline da página. A cada participação um pixel da obra é pintado. “Com esta extensão, alcanço os dois públicos: aqueles que gostam de ir no local e participar (e que por alguma razão não usam as redes sociais) e aqueles que não podem estar fisicamente presentes em Santos”, conta.

Se uma visita ao Museu do Café não está em seus planos, você pode participar desta obra virtualmente (basta clicar aqui). Para que seu pixel seja pintado, envie dicas, imagens, músicas, textos/notícias sobre café e depoimentos relacionados ao tema na página do Post-Coffee-It. “Assim, acabamos tendo uma página repleta de referências sobre o tema com uma variedade enorme de olhares, gostos, ideias etc. É um ponto de encontro virtual sobre café!”.

Imagens: Cid Marcos

Cultura

A combinação entre café, flores e fotografia

Cultura

Barista pinta quadros com café e expõe em Curitiba

Arte por trás da xícara

Latte Art do canadense Brian Leonard

Uma resposta para “Arte do café ganha extensão em mídias sociais”

  1. Lady Dell disse:

    Adorei essa idéia da designer Marcia Okida!!!..
    não sei se foi por causa do aroma…
    ou se a criatividade que toma conta,
    da nossa vontade de cada vez mais….
    postar a deliciosa mania …de um
    saboroso cafezinho!!!!
    Lady Dell

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *