Todo o patrimônio histórico – arquitetônico, bibliográfico, artístico etc. – produzido e acumulado por fazendas do café paulistanas durante os séculos 19 e 20 será catalogado e ficará acessível ao público na internet. A iniciativa, realizada por órgãos estaduais e algumas universidades, pretende preservar e divulgar este rico legado.
Todos também estarão armazenados na ferramenta Memória Virtual Rural, desenvolvida em 2003 pela ICMC/USP. O passo final para a consolidação da iniciativa é a criação de uma metodologia específica para a tal catalogação – tarefa que está sendo realizada pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
“A identificação desse acervo é importante para o registro, gestão e preservação, e também para torná-lo conhecido pela sociedade”, disse Luzia Sigoli Fernandes Costa, do Departamento de Ciência da Informação da UFSCar, ao site da Agência FAPESP. Além das universidades, quem também participa do processo é o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), da Secretaria Estadual da Cultura.
Quando concluído, os interessados em cadastrar bens patrimoniais poderão acessar a ferramenta e ter o material avaliado por especialistas de forma gratuita. Para saber mais informações e ver todas as fotos, basta acessar o site da Agência FAPESP neste link.
Por: Lucas Tavares
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário