Dinheiro, riqueza, terras férteis e a promessa de uma vida melhor. Foi em busca do Eldorado que 781 pessoas embarcaram no Kasato Maru, primeiro navio a trazer imigrantes japoneses ao Brasil em 1908. Graças ao sonho de vida melhor, a cafeicultura (bem como outras culturas – arroz, banana e chá) se desenvolveram em berço esplêndido.
Isso é contado em detalhes pelos herdeiros desta aventura. Depoimentos emocionantes de filhos e netos desses corajosos desbravadores contam a história que a cafeicultura quase não menciona. Gravado em 2008, o documentário Os Japoneses no Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista traz fotos e registros de um tempo em que o Brasil era a esperança de muitos. Confira logo abaixo:
No começo do século XX, a carência de trabalhadores rurais em cafezais era tanta que Brasil e Japão fecharam acordos para facilitar o processo de imigração. A abolição da escravatura em terras brasileiras, a falta de empregos e condição de vida péssimas enfrentada pelos japoneses fizeram com que milhares de japoneses trocassem a Ásia pelo “mundo novo”. Só para o estado de São Paulo foram cerca de 3 mil pessoas que vieram do porto de Santos diretamente para as fazendas de café.
E o objetivo de grande parte desses imigrantes era bem claro: fazer dinheiro, ficar rico para depois voltar para o Japão. O que muitos não sabiam é que eles formariam a maior comunidade nipônica do mundo aqui no Brasil.
Sinal de que eles vieram para ficar são as construções e instituições levantadas na época para conforto dos imigrantes. Segundo o site Imigração Japonesa, em 1938, 294 escolas foram construídas para atender as pessoas que aqui chegavam. O Hospital Santa Cruz, localizado em São Paulo, já foi chamado de Nippon Byoin e foi erguido como símbolo de que a população nipônica ficaria em terras brasileiras. Bairros típicos e a miscigenação cultural também servem como prova de que o país mais japonês (além do Japão) é o Brasil!
Você imaginou que tudo isso aconteceu graças, em grande parte, ao café?!
Imagem: Ericats7
Por: Kelly Stein e Lucas Tavares
Ficha técnica do filme:
Direção e Produção: Chico Guariba
Produção Executiva: Daniela Cyrino
Roteiro: Chico Guariba e Marcelo Henrique de Souza
Direção de Fotografia: Aloysio Raulino
Direção de Produção: Tonico Alonso
Pesquisa Iconográfica: Cândida Cappello Guariba
Direção Musical: Shen Ribeiro
Edição de Som e Mixagem: Carlos (KK) Akamine
Edição e Finalização: Marcelo Henrique de Souza
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário