Sabe-se que o café solúvel é produto resultante da desidratação do extrato aquoso de café (Coffea arábica e outras espécies do gênero Coffea) torrado e moído. Ele pode se apresentar sob a forma de pó ou grânulos. De acordo com a resolução – CNNPA nº 12, de 1978, da ANVISA – o produto deve respeitar algumas diretrizes para ser comercializado em território nacional. Não são toleradas, por exemplo, quaisquer adições de conservadores ou outros aditivos.
O assunto é tão sério, que existe até uma associação que representa esta categoria específica no mercado cafeeiro. A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel – ABICS –, instituída em 1972, nasceu para defender os interesses das empresas associadas, interagindo com o Estado em todas as suas esferas (municipal, estadual e federal) em busca de definições de políticas que melhor se adequem às necessidades do setor como um todo e da economia do país em geral.
Já contei aqui as possíveis versões da origem do café solúvel na indústria, mas confesso que nem imaginava como ele é feito. De acordo com a ABICS, existem quatro formas de produzi-lo:
SPRAY DRYING
Utiliza altas temperaturas sob alta pressão para concentrar o extrato aquoso (líquido de café bem concentrado), em gotículas minúsculas. Quando em contato com o ar muito quente, perde a umidade transformando-se em pó.
FREEZE DRYING
Ao contrário do processo anterior, utiliza temperaturas muito baixas para concentrar do extrato aquoso previamente congelado. Utiliza-se o modo mais avançado de desidratação, chamado liofilização. O produto reterá seu aroma devido às baixas temperaturas (- 20°C). O processo completo inclui: cristalização, granulação e secagem a frio.
AGLOMERADO
Outro tipo de café solúvel produzido pela indústria brasileira é aglomerado, que é aromatizado pela adição de óleo de café. Ele é seco em torre de secagem, depois é umedecido (não chega a ser dissolvido em água) e, por isso, ele se aglomera em partículas maiores.
EXTRATO LÍQUIDO
É um extrato de café preparado pela remoção de água por cristalização e é obtido através de métodos físicos.
Fiz um breve resumo sobre estes processos que, obviamente, são bem mais complexos. Caso queira se aprofundar mais sobre o assunto, acesse este artigo completo sobre o assunto que a Revista Cafeicultura publicou.
Agora que você é expert em café solúvel, que tal preparar uma receitinha que o leva como ingrediente? Assim, você poderá dar uma aula sobre o produto enquanto surpreende seus convidados com um prato delicioso.
*Algumas informações foram retiradas do site da Revista Cafeicultura.
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário