Quando falamos em cafeína, logo vem à mente uma caneca quente de café. Mas, a vez não é dele. Estamos falando das barras e ovos de chocolate que você deve ter devorado nessa Páscoa. Eles têm como base o cacau, fruto que também contém a cafeína.
Só não vá pensando que comer barras e barras do doce vai te salvar naquele dia de sono! As quantidades presentes são pequenas demais para que haja um grande estímulo. Para se ter uma ideia, um chocolate meio amargo contém cerca de 31mg de cafeína. As taxas não chegam nem perto de uma xícara de café! Um coado de 200ml, por exemplo, tem taxas entre 80 à 130mg.
Em seguida estão os chocolates ao leite e branco. O ao leite tem cerca de 10mg, apenas 10% do presente em um espresso de 50ml. Já a versão branca não possui nenhuma ou quase nula taxa de cafeína. Isso, pois seu processo de fabricação não adota o nibs* e, portanto, suas substâncias. A regra da natureza é clara: quanto mais cacau, mais cafeína!
“Mas, eu como chocolate e fico estimulado”. Isso deve ser culpa da teobromina, responsável por afetar os níveis de seretonina e a estimular o coração. Também é associada ao relaxamento muscular e dilatação dos vasos sanguíneos.
Agora que você já entende um pouco mais sobre a barra que está aí na sua casa, não se sinta tímido. Devore! E, claro, sempre acompanhado de uma deliciosa xícara de café. Essa sim tem cafeína!
*parte mais importante do cacau.
Por: Lucas Tavares
Dados: Super Interessante
Deixe um comentário