O Brasil é o país do café. Duvida? Os dados comprovam: segundo pesquisas, a bebida é a segunda mais consumida no país, perdendo apenas para a água. E a estimativa é que os números cresçam ainda mais. No ano passado, a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) estimou o aumento de 3% a 3,5% do produto.
Por outro lado, quando o assunto é o jeito que o brasileiro prepara a sua bebida favorita, a história muda. Não há nada convicto, nem ao menos o que é certo ou o que é errado. Só sabemos que existem várias maneiras de fazer o cafezinho de cada dia. E nós iremos te falar algumas delas:
Apesar de vivermos em uma era digital, os brasileiros ainda amam “passar um cafezinho”. O coado é o método preferido, representando 90% do consumo nas xícaras brasileiras. O sabor desse café é menos intenso comparado ao espresso. Porém, tudo depende do tipo de grão e da quantidade de água que é utilizada no preparo.
Hario V60:
Este filtro possui uma estrutura diferenciada dos demais. Sua parte interna possui linhas espirais que facilitam a expansão do pó de café no momento em que a bebida é coada.
Você pode saber mais sobre o método no link.
Coador de pano:
O queridinho de muitas casas brasileiras. O coador de pano deixa o café mais encorpado, pois os seus poros são mais abertos que os filtros de papel. Apesar de poder ser reutilizado, seu prazo de validade é de um mês.
Filtro tradicional:
O filtro de papel é um dos mais práticos e rápidos. Ele foi inventado em 1908, na Alemanha. O método deixa a bebida limpa, sem resíduos e menos encorpada. Na hora do preparo, opte pelo pó de moagem fina.
Por mais que o hábito de tomar café seja secular, existem maneiras modernas de prepará-lo. Os novos equipamentos foram desenvolvidos para extrair o melhor que os grãos podem oferecer. Conheça alguns deles:
– Máquina de espresso automática (caseira)
Populares nos estabelecimentos, as máquinas de espresso automáticas, também conhecidas como cafeteiras automáticas, estão chegando nas casas. Cada uma delas possui uma tecnologia diferente. A Três, por exemplo, usa o sistema de cápsulas, que permite saborear uma bebida deliciosa e quentinha em apenas alguns minutos.
– Cafeteira italiana
A cafeteira italiana gera um café intenso. Ao colocá-la no fogo, a água sofre pressão, passa pelo pó de café e resulta em uma bebida bem encorpada, semelhante ao espresso.
Uma curiosidade bastante interessante é que o seu design é o mesmo desde 1933, ano de sua criação.
– Aeropress
É uma máquina criada em 2005. O método de preparo se assemelha a uma injeção. Por ser versátil, ela atende qualquer tipo de moagem.
O Aeropress gera uma bebida semelhante ao espresso, ou seja: intensa.
São muitos os métodos, mas o que vale é saborear, seja no café da manhã ou após o jantar, um delicioso café. Escolha o método que mais te agrada e aproveite.
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário