“Um profissional que se habilita a conhecer profundamente a história, os principais conceitos e práticas culturais da bebida. Além disso, se dispõe a entender os métodos de processamento e as diferenças entre os principais tipos e variedades, sua correta preparação e padrões de classificação”. Poderíamos muito bem estar falando de especialistas em vinho, não é mesmo? Mas a declaração de Daniela Reis explica, na verdade, como é a rotina de um sommelier de chás. Apesar de pouco conhecidos, eles existem e ganham cada vez mais visibilidade, aqui e no mundo. Dani está entre eles e nos conta um pouco mais sobre a profissão.
Assim como os experts em vinho, o sommelier de chás é capaz de avaliar, selecionar e recomendar as melhores bebidas para o consumo, além de opinar sobre os utensílios, protocolos necessários e até combinações para cada tipo. “Assim como o café, que hoje tem uma variedade grande de tipos e blends e já caiu no gosto da população, o chá também busca consolidar este espaço. É uma questão de tempo”, conta Daniela.
Para se tornar sommelier é necessário realizar uma formação específica. “O curso não existe no Brasil, mas temos algumas escolas formadoras que oferecem esse ensino à distância. Me formei no El Club Del Té, uma organização dedicada a promover e cultura do chá, com profissionais renomados na área”.
“Sou uma grande amante do chá. E até me identifico, pois a bebida tem algo espiritual que transcende e encanta. Não vivo um dia sequer da minha vida sem apreciar uma boa xícara. Quase como um ritual diário”, completa.
Dani deixa claro: “Assim como vinho, café e cerveja, o chá também é uma ótima opção para apreciar. Hoje, com tantas variedades e blends, temos que experimentar e nos permitir conhecer e desbravar esta cultura por meio da arte da degustação”.
A sommelier termina a conversa lembrando a frase de um mestre zen budista em seu livro de exercícios para manter a mente sempre alerta: “Pela manhã ou à tarde, prepare um chá, sente-se e tome-o com plena consciência. Tome seu chá calma e reverentemente, como se fosse ele o eixo em torno do qual a terra gira”.
“Essa é minha experiência diária com minha xícara de chá”, conclui a especialista. E a sua, como é?
Por: Lucas Tavares
Gostei e me interesso. Por favor poderia me dar a direção da escola El club del te? me interesso em fazer o curso à distancia. Sou professora de cerimonia de cha bon temae.
meu e-mail anaitisamaral@gmail.com
Anaitis Amaral
Você pode enviar um e-mail para info@elclubdelte.com. 😉
ola
gostei, imenso do conteúdo. gostaria de fazer um curso a distancia, poderia por favor orientar-me, pois sou de Angola e gostaria de abrir cá uma casa de chás.
obrigada,
Marlene
olá Marlene! Você pode enviar um e-mail para info@elclubdelte.com o visitar http://www.elclubdelte.com
Quero aprender sobre chá. Pretendo abri uma casa de chá. Obrigada!
Meu email: myrnaspinelli@gmail.com
Olá Myrna! Assine nossa newsletter e não perca nenhuma notícia sobre chá!
Atenciosamente, Equipe Mexido de Ideias.