Todos os chás vêm da mesma planta, a Camellia sinensis – falamos um pouco disso aqui – mas você conhece as diferenças na produção que tornam possíveis as variações preta, branca, verde, oolong e outras? A resposta está no tipo de processamento aplicado a cada uma delas, mudando sabores, cores, aromas e outras características da bebida.
A tal oxidação começa assim que as folhas de chá são retiradas da planta. No caso do chá branco, por exemplo, este processo é barrado com a ajuda da vaporização em superfícies quentes. Podemos dizer o mesmo do verde, que fica um tempo a mais que o branco, mas também não sofre oxidação. Isso faz com que as folhas mantenham a cor verde, já que foram impedidas de oxidarem.
Funciona quase da mesma forma para os chás oolong: nestes dois casos, a oxidação ocorre, mas também é interrompida quando se chega no estágio desejado. Os produtores utilizam uma técnica chamada oxidação controlada, que consiste no uso de processos químicos para determinar o tipo da bebida.
O chá preto é o chá mais oxidado, ou seja, que é submetido ao processo por mais tempo. Ele é feito dentro de salas frias e úmidas e precede a secagem das folhas por ar quente. Tudo isto explica a aparência das folhas e, claro, a cor e sabor marcantes da bebida. Depois dele, ainda há o Pu-erh, que é uma versão preta que foi submetida a oxidação em seu limite, ou seja, é considerado o mais oxidado de todos os chás.
Agora tudo ficou mais claro, não acha? Dá para entender bem a diferença entre os chás verde e preto, por exemplo, que são os dois extremos do processo de oxidação. Bora tomar um chá?
Por: Lucas Tavares
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário