A produção deste tipo de café depende basicamente do apetite de um mamífero da família dos furões, também conhecido como Mustela. O Weasel Coffee, como é chamado no mercado externo, parte do mesmo princípio da produção do café Kopi Luwak e do nosso brasileiríssimo Jacu Coffee: aproveitar as enzimas do sistema digestivo de animais para maximizar os sabores do grão de café. Neste caso, a única diferença é bicho e o local onde são produzidos.
Enquanto o Kopi Luwak é feito na Indonésia pelo mamífero Civeta; o Jacu Coffee é feito no Espírito Santo (Brasil) pelo pássaro Jacu, o qual era considerado vilão dos cafezais antes desta descoberta. A ideia de aplicar a mesma técnica em outro animal, o mustela, surgiu recentemente em uma fazenda da na província de Son La, no Vietnã. Depois de testes, ficou comprovado que o café era realmente de qualidade e poderia ser comercializado. Feliz da vida, o produtor Dinh Cong Hiep só contabiliza os lucros. Para se ter uma ideia, o valor de 500gr do café Kopi Luwak pode chegar a US$ 600!
O processo de produção é o mesmo nos três casos citados acima: o bichinho come as frutas maduras do cafeeiro. O café ingerido sofre mudanças com a ação das enzimas do estômago desses animais. Depois que ele “libera” o os grãos em suas fezes, ele é tratado, higienizado, torrado e vendido.
Quem imaginaria que um simples animal poderia mudar tanto um café?
Fonte e imagem: G1 e Reuters, respectivamente.
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário