A produção deste tipo de café depende basicamente do apetite de um mamífero da família dos furões, também conhecido como Mustela. O Weasel Coffee, como é chamado no mercado externo, parte do mesmo princípio da produção do café Kopi Luwak e do nosso brasileiríssimo Jacu Coffee: aproveitar as enzimas do sistema digestivo de animais para maximizar os sabores do grão de café. Neste caso, a única diferença é bicho e o local onde são produzidos.
Enquanto o Kopi Luwak é feito na Indonésia pelo mamífero Civeta; o Jacu Coffee é feito no Espírito Santo (Brasil) pelo pássaro Jacu, o qual era considerado vilão dos cafezais antes desta descoberta. A ideia de aplicar a mesma técnica em outro animal, o mustela, surgiu recentemente em uma fazenda da na província de Son La, no Vietnã. Depois de testes, ficou comprovado que o café era realmente de qualidade e poderia ser comercializado. Feliz da vida, o produtor Dinh Cong Hiep só contabiliza os lucros. Para se ter uma ideia, o valor de 500gr do café Kopi Luwak pode chegar a US$ 600!
O processo de produção é o mesmo nos três casos citados acima: o bichinho come as frutas maduras do cafeeiro. O café ingerido sofre mudanças com a ação das enzimas do estômago desses animais. Depois que ele “libera” o os grãos em suas fezes, ele é tratado, higienizado, torrado e vendido.
Quem imaginaria que um simples animal poderia mudar tanto um café?
Fonte e imagem: G1 e Reuters, respectivamente.
Kelly, enviei um texto no artigo da Patrícia-Frutos do Café-no espaço para comentários,mas algumas pessoas descobriram meu contato e estou me pedindo sugestões, como seu eu fosse especialista em café,gostaria que ele fosse retirado do site.Como você é a jornalista, acredito que é a pessoa competente para tomar tais medidas.
Agradeço sua atenção.
Marinela Pereira
Olá Marinela!
Compreendo sua preocupação e pretendo tirar seu artigo, conforme sua solicitação.
Para tanto, preciso que você encaminhe o link deste artigo, pois não estou achando aqui.
Depois de seu retorno, apagarei seu comentário 😉
Obrigada!
Abraços.