O ritual é sempre o mesmo. “Um café, por favor!” e lá ele surge acompanhado geralmente por um biscoitinho e um copinho de água. Ela pode ser gasosa ou não, mas está sempre lá. Com o objetivo de oferecer um cuidado extra para seus clientes, as cafeterias fizeram do capricho um hábito. Agora, não importa a hora, o trio aparece na maioria das vezes. Muitos adoram o cuidado, outros nem tanto. É o caso do barista carioca Leo Moço, que afirma em um post de seu blog Café do Moço que o uso desses elementos tira de foco a estrela da vez: o café. Polêmico, mas com bons argumentos, a discussão segue dividindo opiniões.
O casamento entre água e café é primordial desde sua composição como bebida. Um não existiria sem o outro. Dentro do café ou o acompanhando, o papel da água está ganhando mais força com a popularização dos cafés gourmets e especiais no mercado. A revista Espresso, por exemplo, fez uma matéria bem interessante sobre a harmonização entre diferentes tipos de água e o café. Harmonização de água? Sim, ela existe e recomendo.
Eu, como mineira e fã de café, adoro o mimo das cafeterias. Como especialista, sei que o uso da água gasosa serve para limpar e ativar as papilas gustativas. A água sem gás começou a ser servida em vários estabelecimentos depois de muitos prejuízos em dias de pouco movimento. Comerciantes perdiam quase toda a garrafa por não conseguir servi-la antes que o gás se fosse.
Com ou sem gás, seu papel é importante para deixar a cavidade bucal pronta para valorizar ao máximo os sabores singulares de um café especial.Já o biscoitinho serve para depois que se toma o café para incrementar ainda mais o sabor deixado pela bebida.
Minha sugestão é que você experimente com e sem a água/biscoito e veja o que prefere. O importante no mundo da gastronomia é aquilo que te agrada. Não existe o certo ou errado, nem o bom ou ruim. O que importa é o que é certo e bom para você. Faça o teste e depois me conte o que preferiu.
Polêmica a matéria do "Café do Moço". Gostei do seu blog é sou seguidor de deixar como uma das páginas princiapais para ver o ue tem de novo toda vez que abro a internet.
Conhece a cidade de Turvolândia, no sul de Minas Gerais????
Olá Ed!! Muito bom saber que o Mexido de Ideias faz parte de sua rotina diária assim como o sagrado cafezinho ahahaha
Obrigada pela audiência e carinho. Infelizmente não conheço Turvolândia, mas quem sabe um dia 😉
Sinta-se à vontade para enviar sempre sugestões, críticas e comentários para tornar nosso conteúdo ainda mais interessante.
Abraços!
"Já o biscoitinho serve para depois que se toma o café para incrementar ainda mais o sabor deixado pela bebida."
Posso discordar ? 🙂
A função do "biscoitinho" ou do "chocolate" servido junto com o café, tem a função de esconder o café ruim. Sentimos o sabor do café após toma-lo, ficando um sabor prolongado, quando se come algo em seguida é para esconder o sabor ruim e desagradável deste café.
Olá! Agradecemos pelo comentário. Este espaço é para isso mesmo: troca de experiências, informações e encontro de opiniões diferentes 😉
Patrícia
Oie! Concordo quando você afirma o artifício do biscoitinho é usado para esconder ou mascarar seu sabor. Outros elementos, tais como o açúcar ou adoçante, também são usados para “cobrir” o que o café pode oferecer. Mesmo assim, não me sinto à vontade em generalizar.
Não é todo mundo que aposta no biscoitinho para vender café ruim. Existem muitos estabelecimentos que querem realmente oferecer algo extra (como os biscoitos), mesmo vendendo cafés bons. Nestes casos, cabe ao consumidor escolher se ele prefere ficar com sabor do café na boca ou se prefere ficar com o gostinho do chocolate ou biscoitinho. Daí, vira uma questão de preferência pessoal.
Abraços,
Kelly
Eu já penso da seguinte forma: Se eu não gostar do sabor de algum alimento, não como ou não bebo esse alimento !
Gostando ou não, acredito que há a escolha do momento. Tudo é relativo. Podemos gostar e nao querer naquele momento, ou com aquele café em específico. Acredito que os comentarios de todos voces foram complementares, concordo com todos!
Prefiro o café de forma tradicional – sem essa de dobradinha com água e biscoitinho, modismo que nos afasta do seu autêntico e puro sabor de café brasileiro, quando de qualidade e bem feito.
Vale a pena dizer, que a água com gás não limpa o paladar como muitos dizem, é só fazer o teste, experimentar o mesmo café depois de usar água sem gás e depois com gás. O gás, em estudos cientificos comprovados muda a parcepçao dos sabores, aumentando assim a percepcao por exemplo da acidez. Usar a água sem gás portanto é mais indicado para quem quer realmente sentir as características de um café…
Obrigada Leo!!
Por curioso no assunto digitei no google e caí aqui
O texto não é dos textos que ao passar os olhos e achar a resposta é descartado, é complementado de boas informaçoes até seu final,
Parabéns ! ficarei atento aqui.
Que bom que gostou Vee!
Volte sempre para tomar um cafezinho conosco.
Abraços.
Patricia, esse tema é sempre interessante de ser discutido e testado, como sugeriu o colega Leo Moço. Também faço uso da água sem gás para limpar o paladar, e acho interessante, se possível, tomar a mesma água com a qual foi preparado o café (fresca, é claro). Como nossa referência é sempre o último alimento/bebida ingerido, as características que notaremos no café serão aquelas intrínsecas a ele, sem grande interferência dos minerais da água escolhida para o preparo.
Kelly, também não gosto de generalizar e tratar de forma negativa o "petit four" servido em muitas cafeterias. Muitas vezes busca-se esconder um café ruim, mas o biscoitinho, docinho, queijinho, chocolatinho ou o que quer que seja, pode ser um grande aliado na degustação do café, ressaltando determinadas características. Quando isso é feito de caso pensado (e encorajo os baristas a pensarem sobre isso e testarem acompanhamentos para o café que serve) se chama HARMONIZAÇÃO. Tendência e deliciosa brincadeira de descobrir o café.
Abraço das montanhas de Minas pra vocês, garotas.
Helga
Olá Helga!!!
Os puristas que me perdoêm, mas também acho bem bacana a história da harmonização. Fico contente ao saber que baristas como você também têm simpatia pelo assunto.
Gosto tanto do assunto que até fizemos um programa sobre harmonização de brigadeiros e café, você viu? http://www.mexidodeideias.com.br/index.php/curios…
Agradeço a visita e as observações.
Um grande abraço da selva de pedra!!
Kelly
Olá meninas! Vou na direção do que a Helga falou. Aproveito o petit four pra analisar a harmonização do café com aquele acompanhamento. De uma vez só procuro sentir o sabor apenas do café, nos primeiros goles. No final misturo com o acompanhamento pra ver como ficou a harmonização.
Sinceramente já descobri desastres com isso, pessoas que não pensaram nada antes de escolher determinado acompanhamento, pois não literalmente " matavam" o café.
Confesso que qdo conheço bem o café e gosto dele puro acabo deixando o "petit" de lado, mas acho positivo o mimo feito pela cafeteria, desde que bem pensado na sua escolha.
o biscoitinho é uma questão de finese seria somente um enfeite o que realmente é importante é a agua com gas para apurar o sabor tomando antes de provar o café
hummm e bem gostoso cafe com bolo deu huma agua na boca muito gostoso
Olá. Estava pesquisando na internet o porquê de se tomar água com gás junto com café, e ao ler a sua matéria sobre água e café, não pude deixar de comentá-la, pelo seguinte: eu, como apreciador (mas não entendedor) de café, sempre faço uso da regra básica, ou seja, tomo a água com gás antes do café, pois ela realmente realça o sabor da bebida. Porém, também tomo água após o café, porque ele me dá muita sede. O que achei interessante foi o fato de você dizer que devemos fazer aquilo que nos agrada, sem regras, com o qual concordo plenamente. Muitas coisas na vida se tornam chatas se seguirmos à risca todos os protocolos, e a gastronomia é uma delas. Água antes ou depois, vai do paladar de cada um, o importante é curtir e tomar o seu café com prazer. Um grande abraço.
Concordamos em gênero, número e grau Dinho!
Obrigada pelo comentário 😉
gostaria de saber se é gaff colocar um pouco de agua no café antes de degusta-lo…
Olá Carlos, tudo bem? O importante é ter em mente que o melhor café e o melhor jeito de se tomar a bebida é aquele que te dá prazer. Por isso, não há regras. A melhor maneira para degustar café é aquela que você gosta. Considerando isso, não tem nada de gafe !
Mas, se você quiser aumentar seus horizontes gustativos, sugerimos que você experimente coisas diferentes. Exemplo: antes de colocar a água em seu café, experimente do jeito que lhe serviram. Você pode se surpreender com os sabores e aromas e descobrir uma nova forma de tomar café que lhe agrada.
Gafe seria não estar aberto para experimentar coisas/hábitos diferentes em sua xícara 😉
Agradecemos o comentário.
Abraços!
Esplêndida resposta, somos livre para apreciar o que nos agrada, mas acho que devemos sempre buscar algo novo, é surpreendente a quantidade de sabores que a natureza tem a oferecer, em uma única bebida, como o café, temos uma gama enorme de variações. O mais importante é experimentar sempre e para isto basta ter a mente aberta.
Excelente texto, parabéns.
Obrigada Marcos!! =D
ok
Água gelada ou natural?
Olá André! Como quiser! Se você acha que seus clientes vão gostar da água gelada, sirva. O importante é reconhecer as preferências de seu público e atendê-las. Em termos de paladar, tanto faz água gelada ou em temperatura ambiente.
Abraços!
Amei seu Blog! Mas uma dúvida continua…este biscoitinho servido com o cafezinho tem um nome especial?
Olá Vilma, como vai?
Obrigado pelo comentário.
O tipo de biscoito servido pode variar desde seu nome à sua receita.
A qual se refere?
Abraços e volte sempre.
Boa matéria! Eu normalmente tomo café após o almoço e quando me deparo com o trio, já curto comer o biscoitinho primeiro, depois água para tirar o gosto e realçar e então o “gran finale”… O café, sem açúcar, que dá para sentir a cremosidade e o sabor, mantendo-o por mais tempo. Café é café… Sempre bom… Esses “acompanhamentos” são legais, mas um bom café “fala” por si só…
Olá Rui, tudo bom?
Concordamos com você: adoramos estes mimos, mas o café o grand finale.
Obrigado pela visita e por compartilhar sua história com o Mexido.
Abraços, volte sempre.
acabo de apreciar um vinho do porto. ADRIANO RAMOS PINTO. Sei que estamos falando de cafezinho, mas tomei água sem gás e tive as papilas gustativas ativadas, saboreando assim todas as propriedades deste excelente vinho. concluo que a água serve para ambos!
Olá Godoy, como vai?
A água serve para ambos sim, você está certíssimo.
Nas degustações de café e de vinho, é comum o uso da água para limpar e estimular o paladar entre diferentes bebidas.
Agradecemos muito a visita, abraços e volte sempre.
Olá,sou mais um que veio parar aqui pela curiosisade em pesquisar sobre o porquê dos acompanhamentos do café servidos nas cafeterias. Encontrei a resposta num texto informativo e bem redigido. Mas o que realmente me fez escrever aqui o meu comentário foi a surpresa agradável de ler as idéias de uma pessoa de mente aberta e muito gentil. Parabéns Patrícia.
Olá André, como vai?
Agradecemos muito os elogios e as visitas.
Volte sempre e sinta-se livre para ler todos os nossos textos.
Abraços.
Que delícia que é tomar um cafezinho expresso! O melhor energético para aquele corre corre do dia a dia. A água se faz necessário porque logo em seguida vem a sede deixada pelo gosto forte que o expresso deixa. Gostei do post muito bem explicado.
Amo tomar café, principalmente os da Nespresso, há pouco tempo tomo sem açúcar e a água com gás faz diferia !
Legal sua matéria, parabéns.
fui salva pelo acesso rápido à informação.
Me serviram água e café. É daí, o que fazer????
Gostei de tomar a água antes. Além de realçar, me deu a impressão que o café ficou mais suave.
Grata!!!
Que bom que conseguimos ajudá-la Jandira!
Caso queiras …. Caso não queiras , tome somente o café …
Adoro café! E sim, tomando a água com gás antes, valoriza muito mais o sabor do café! E o biscoitinho no final é para adoçar o coração!
Muito interessante o texto explicativo, confesso que digitei minha curiosidade no Google e ele me remeteu a esta pagina. Não sabia o porque da água, mas tinha em minha mente que a mesma seria para aliviar o gosto do café após o ter degustado, agora irei me atentar em tomar a água antes para ver o resultado, tanto no café como no vinho, como disse o Godoy num post abaixo.
Hahahaha mesmo caso que o meu… Estou numa cafeteria agora e me bateu essa duvida… Acabei de experimentar com a agua antes… pra mim não fez diferença nenhuma mas confesso que sou um cara que picanha/alcatra/contra-filé/filé-mignon é a mesma coisa… Então acho que Deus não me deu papilas gustativas apuradas hahahahh…
Exatamente o mesmo aqui, amigo, hahaha: tomei a água depois do café, curiosidade, Google e vim parar aqui. 😉
Bem-vindos! E voltem sempre ao Mexido de Ideias para tirar todas as dúvidas sobre café. 😉
Acho que, como nós, um monte de gente fez a mesma coisa. Só não parou para escrever algumas linhas.
À exemplo do Eclésio, eu também sempre tomei a água após o café, no intuito de aliviar o gosto do café. Também vou experimentar da outra forma, mas, como é citado no texto original, não existe certo ou errado. Se eu achar que fica melhor tomar a água após o café, vou continuar a fazê-lo.
A água até vai, mas o biscoito é só para disfarçar o café de má qualidade
O que importa é sempre degustar o melhor café, com ou sem água e bolacha. 😉
Obrigado pela visita, Daniel!
Não me recordo onde foi mas já tinha lido algo sobre o assunto e sabia que tinha sim relação com a degustação. Minha curiosidade me trouxe aqui por conta da sua com gás. Porque em alguns lugares se serve água com gás e outros sem?
Enfim, post bem escrito responde a tudo!
Aqui em SP, nas lojas do Café do Ponto, tem um espresso que vem com a água com gás e, além dela, um copinho com água quente e um pano. É para limpar as mãos e o rosto antes do café e assim permitir o aproveitamento do aroma também…. (minha filha que usa, geralmente hahahaha)