Por Elisa Oliveira
O café perfeito exige alguns cuidados importantes para garantir o prazer de saboreá-lo. Durante o preparo do café, por exemplo, você se preocupa com as medidas do pó e em não ferver a água. Depois de pronto, você nunca requenta o café e só toma a bebida feita na hora. Isso não é novidade, mas você sabe guardar o café?
Conversamos com a cafeóloga Elaine Relvas, formada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá e pós-graduada em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – USP, para descobrir a melhor forma de armazenar o café torrado e moido.
Barista, degustadora e profissional especializada em avaliação sensorial de café, ela passou preciosas informações. ‘’Na indústria, o café depois de torrado e moido deve ser embalado rapidamente em embalagens a vácuo ou com atmosfera modificada (uma mistura de gases usada para preservar os alimentos). Entretanto, depois de aberto, é importante que o pó seja colocado em potes fechados e escuros, preferencialmente. Assim a luz, que facilita a oxidação, fica menos intensa preservando ainda mais o produto’’ explica.
Ao se oxidarem, os óleos aromáticos do café são transformados com o tempo. Essas substâncias não causam mal a saúde, mas alteram o sabor da bebida. Por isso, a cafeólgoa recomenda que após de aberto, o café seja consumido em 15 dias ou armazenado no freezer.
Segundo Eliane, outro passo importante para manter as propriedades do café é guardá-lo na geladeira. As baixas temperaturas ajudam a preservar o aroma no produto e, por sua vez, na bebida também. Ao enfatizar as técnicas de conservação, ela resume: ‘’Evite potes abertos e tranparentes. Os ideais são de inox. Após aberto, o consumo deve ser rápido para ser bem gostoso.’’
Deixe um comentário