Metros e metros de gôndolas de supermercados apresentam inúmeras opções de café. Eles podem ser – Tradicional, Forte, Extra Forte, Descafeínado, Expresso, Instantâneo, Cappuccinos, etc –, mas você sabe realmente a diferença entre eles? Foi pensando neste tipo de dúvida prática que resolvi fazer uma sequência de posts sobre a classificação dos cafés e suas principais características. Por ser o mais popular em todo o Brasil, escolhi o café tradicional para começar nossa saga.
O que é Café Tradicional?
È o café do dia-a-dia, que por apresentar qualidade e preços razoáveis, se tornou “queridinho” dos brasileiros. Se compararmos com os vinhos, o café tradicional seria como os vinhos de mesa: consumidos diariamente, na maior parte de nossos momentos.
De acordo com a escala de 0 a 10 do programa de Categorias de Qualidade da ABIC, o café tradicional deve estar entre as pontuações de 4,5 e 6. Dentro da categoria tradicional, podemos encontrar cafés denominados de Extra forte, Tradicional e Forte, cujas diferenças são determinadas de acordo com o perfil de torra em que são preparados.
Como comprar?
Sempre dê preferência para os cafés bem embalados: embalagens a vácuo e Stand Pack (aquelas que são totalmente lacradas para conservar o aroma e o frescor). Não se pode sentir o aroma do café na embalagem quando esta está fechada. O aroma somente poderá ser sentido com a abertura do pacote, pois ele deve estar preservado para o momento do consumo.
Os segredinhos dos outros cafés (Orgânico, Premium, Gourmet, Expresso) serão contados em detalhes nos próximos posts. Aguardem!
Vem aprender a receita perfeita para acompanhar um café da tarde!
Vem aprender a preparar essa deliciosa receita que vai se tornar a favorita de todos…
Essa é a receita que todo mundo precisa experimentar, vem conferir!
Um delicioso Panetone com Café que vai ganhar o coração de todos em casa!
Vem conferir a receita de sorvete que vai ser sucesso ai na sua casa!
Vem aprender a preparar um delicioso Coquetel sem álcool e surpreenda todos com essa delícia!
Deixe seu comentário