Metros e metros de gôndolas de supermercados apresentam inúmeras opções de café. Eles podem ser – Tradicional, Forte, Extra Forte, Descafeínado, Expresso, Instantâneo, Cappuccinos, etc –, mas você sabe realmente a diferença entre eles? Foi pensando neste tipo de dúvida prática que resolvi fazer uma sequência de posts sobre a classificação dos cafés e suas principais características. Por ser o mais popular em todo o Brasil, escolhi o café tradicional para começar nossa saga.
O que é Café Tradicional?
È o café do dia-a-dia, que por apresentar qualidade e preços razoáveis, se tornou “queridinho” dos brasileiros. Se compararmos com os vinhos, o café tradicional seria como os vinhos de mesa: consumidos diariamente, na maior parte de nossos momentos.
De acordo com a escala de 0 a 10 do programa de Categorias de Qualidade da ABIC, o café tradicional deve estar entre as pontuações de 4,5 e 6. Dentro da categoria tradicional, podemos encontrar cafés denominados de Extra forte, Tradicional e Forte, cujas diferenças são determinadas de acordo com o perfil de torra em que são preparados.
Como comprar?
Sempre dê preferência para os cafés bem embalados: embalagens a vácuo e Stand Pack (aquelas que são totalmente lacradas para conservar o aroma e o frescor). Não se pode sentir o aroma do café na embalagem quando esta está fechada. O aroma somente poderá ser sentido com a abertura do pacote, pois ele deve estar preservado para o momento do consumo.
Os segredinhos dos outros cafés (Orgânico, Premium, Gourmet, Expresso) serão contados em detalhes nos próximos posts. Aguardem!
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário