Os rumores de que o café estava sendo usado para produzir protetor solar começaram em 2009, mas foi em 2011 que a notícia foi confirmada. De acordo com as pesquisas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o óleo extraído dos grãos – chamado caveol – bloqueia os raios ultravioleta e pode ser usado para proteger a pele.
Quem levantou esta hipótese foi a aluna da pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical, Tais Aleriana Lucon Wagemaker. Orientada pelo pesquisador e diretor do Centro de Café, Oliveiro Guerreiro Filho, ela provou os benefícios do caveol e ainda mostrou que ele pode ser usado na proteção de equipamentos expostos à radiação solar, como é o caso das placas de asfalto nas estradas.
O resultado inédito, que já tem pedido de patente, é apenas o começo de muitas outras pesquisas. De acordo com o site Rural Centro, o efeito do óleo também está sendo estudado na cicatrização de úlceras cutâneas (feridas) em parceria entre a Unicamp e o IAC.
Mesmo com a pesquisa da aplicação do caveol na pele estar concluída, a comercialização do protetor solar feito com café depende de parcerias para chegar até o consumidor final. Será que o pessoal da Kapeh abraça esta ideia?
Fonte: Site Rural Centro
Deixe um comentário