Escrito por Edgard Bressani, a terceira edição do livro Guia do Barista – Da Origem do Café ao Espresso Perfeito traz atualizações sobre a produção mundial de café e também apresenta os novos métodos de preparo no Brasil, como a Hario V60 e a Chemex.
Eu, que já havia lido a segunda edição e a indiquei aqui, notei que a publicação recém-lançada pela Café Editora está mais ilustrada, com fotos de equipamentos em ação na colheita e explica a roda de aromas e sabores do café. O que mais adorei entender, por exemplo, foi o calendário do café no Brasil. Aprendi que a adubação do cafezal acontece entre os meses de janeiro e abril, a colheita é feita entre maio e setembro e a poda das árvores do café acontece de agosto a novembro. Gostou do detalhamento? É assim que suas páginas discorrem: do campo até o cuidado nas mãos de um barista.
Informações objetivas são apresentadas de forma leve e explicam este mundo cheio de detalhes e técnicas do café. Não é um livro escrito apenas para especialistas, trata-se de uma leitura gostosa que envolve desde profissionais da área (baristas, agricultores, classificadores, degustadores, etc) até curiosos como eu e você! Com o preço sugerido de R$ 52, ele pode ser encontrado em livrarias de todo o Brasil.
Eu já pedi o meu para o Papai Noel!
Aeeeee…..meu primo me deu um desses de presente!!!! uhuuullllll…vou devorá-lo, acho que é o que mais pode ampliar meu conhecimento ainda sem um curso de barista
Oi Guilherme!
Você está bem de presentes né!! hahaha Eu já li e recomendo!
Bem legal mesmo.
Boa leitura 😉