Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Ceviche com café

O marinado do peixe no limão ou noutra fruta cítrica, o ceviche era ancestralmente uma ação para prolongar a conservação, mas acabou sendo o determinante do sabor.

Preparar ceviche é atributo obrigatório para qualquer peruano que goste de se embrenhar na cozinha. O país é farto em pescados e frutos do mar, pois grande parte de seu território é banhada pelo Oceano Pacífico. Por isso, ela se tornou típica na região e é feita por mãos caseiras há muitas gerações. Hoje, nas mãos de grandes chefs, enriqueceu, sofisticou-se e conquistou status de comida cool. Os restaurantes de Astrid y Gastón (que têm filiais em vários países da America Latina, México e Madri) fizeram maravilhas com os ceviches.

O marinado do peixe no limão ou noutra fruta cítrica era ancestralmente uma ação para prolongar a conservação, mas acabou sendo o determinante do sabor. Chamado de leite de tigre, esse caldo leitoso subjacente do ceviche, é tido como milagroso na cura da ressaca e outras mazelas.

O prato permite inúmeras variações, por isso, me atrevi com combinações que se harmonizam. Quando criei essa receita, foi com um pedaço belíssimo de atum que “me encontrou” no mercado. No dia da foto, usei olhete que faz um belo freela de atum. Sua carne é um pouco mais clara, mas textura e gosto semelhantes. O importante é que esteja fresquíssimo!

Os sabores desses ingredientes combinam perfeitamente. A manga confere um adocicado discreto, o café seu sabor peculiar, a cebola o ardidinho e os outros tons são conferidos pelas ervas. Achei bem interessante. Com já disse o prato permite diversas variações. Nessa, o leite do tigre ganha muito com o café.

 

Ingredientes

• 300 gr de filé de atum fresco ou olhete
• 1 limão siciliano
• 1 xícara de café expresso 3 corações
• 3 talos de cebolinhas picado
• 1 cebola roxa picada
• 1 punhado de dill
• 1 manga cortada em quadradinhos.
• 1 pimenta dedo de moça sem semente picada (opcional)
• Folhas de endívia para usar como colher (opcional)

Modo de Preparo

Corte o peixe em quadradinhos ou tirinhas e coloque em um bowl com o expresso já frio. Deixe marinar na geladeira por aproximadamente 15 minutos.

Adicione o limão e o restante dos ingredientes. Sirva imediatamente. Desfolhe a endívia e use como colher para consumir.

coffeelover

Pavê de Café Santa Clara

coffeelover

Pudim de Café Brasileiro

coffeelover

Bolo de Caramelo de Café Pimpinela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *