Você sabia que para um filé (ou outro corte de carne) fique com aquele dourado lindo, é necessário secá-lo com papel toalha antes de colocá-lo na frigideira? Eu não imaginava até conversar com a banqueteira Cláudia Alaminos, do Cláudia Alaminos Gastronomia Personalizada. Ela, que também tem uma coluna de receitas na revista LolaMag, dividiu alguns de seus segredos conosco.
De acordo com Cláudia, o foco do post de hoje será cocção (cozimento) de carnes. “Selecionei estas dicas, pois este assunto é o que mais amedronta os que não são íntimos do fogão. Vejo isso pela quantidade de pessoas que pedem aulas para mim”, explica. Como a blogueira Ana Franco, do Cozinha de Ideias, já ensinou como verificar o ponto da carne, vamos à outras também importantes.
Quando for assar uma peça inteira de carne (como um filet mignon, lombo ou pernil) no forno doméstico, coloque um refratário com água na prateleira abaixo do assado. O vapor produzido pela água impedirá que as camadas externas da carne se ressequem.
Se for utilizar frigideira ou chapa para cozinhar uma carne, sempre espere que ela aqueça antes de colocar o óleo ou a manteiga. Isso impede que a peça de carne grude.
Nunca espete a carne com um garfo quando ela estiver dourando. Isso liberará seus sucos, ela cozinhará e ficará com um tom marrom acinzentado indesejável. Utilize pinças para garantir uma carne dourada.
achei um máximo