Pensei nessa receita para o dia dos pais e, como ela é feita em etapas, você poderá preparar os diversos passos com antecedência. Sugiro que o pernil seja temperado dois dias antes e guardado na geladeira. Se a peça for grande (mais de 4 quilos), pode colocá-lo durante a noite para começar a assar em forno bem baixo, sempre com papel alumínio e o grill desligado. Pincele duas vezes e bom sono.
No dia seguinte, veja como está o cozimento e continue a assá-lo pincelando diversas vezes. Quando a carne estiver no ponto, retire o papel e acione o grill, se houver. Sirva com legumes, farofa, arroz ou com molho de pimentões coloridos. Descubra as guarnições que seu pai prefere e feliz dia dos pais!
Ingredientes
• 1 pernil de 2 com osso
• 1 cálice de café 3 corações Tradicional
• 1 cálice de cachaça
• 4 dentes de alho amassados
• 2 colheres (sopa) de mostarda
• 1 xícara de mel (ou glucose de milho)
• Sal e pimenta a gosto
• Muitos ramos de alecrim
Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes exceto os ramos de alecrim.
Passe um pouco de sal e pimenta no pernil e faça furos com a faca em toda a peça.
Com ajuda de uma seringa esterilizada, introduza muito tempero nos orifícios e depois enfie os ramos de alecrim. Coloque pedaços de alecrim por cima da peça também. Cubra com uma folha de papel alumínio e coloque na geladeira por no mínimo 24 horas antes de ir ao forno. Asse em forno bem baixo pincelando sempre. Quando estiver pronto, enfie uma faca para verificar a maciez. Depois de atingir o ponto desejado, retire o papel alumínio e deixe a pele dourar.
Dicas:
1 - Não retire a pele do pernil, a gordura auxiliará no cozimento e o deixará mais saboroso.
2 - Deixe temperado na geladeira por 24 a 48 horas.
3 - O cozimento em forno lento ampliará a maciez e o sabor.
4 - Essa quantidade de tempero é para um pernil de 2 kg (com osso), por isso, acerte as quantidades conforme o peso. O importante é ele estar sempre com líquido, se necessário, acrescente mais cachaça e água.
Oi Stela,
Sou apreciador de carne de porco, a única diferença do tempero que faço é o café, noutras carnes já utilizei, nunca em porco.
Parabéns pela receita, sorte do pai que apreciará.
Ótima sua receita, perfeita para os papais carniveros.