O final de semana está chegando e, na minha opinião, é o período ideal para começar a pensar em preparar um bolo. Criar receitas me faz refletir de alguma forma. O nome “Bolo Paraíso”, por exemplo, surgiu durante a criação, quando me lembrei de Eva ao acrescentar uma maçã à massa. Pecado mesmo, só o da gula.
Posso dizer que essa receita é um ‘blend’ de outras que eu conheço. Usei a maçã para amaciar a textura do milho; já a laranja, outra fruta que compõe a receita, é colocada no fundo da forma untada com açúcar, para dar um ar artístico ao bolo, deixando também, é claro, o mesmo mais suculento e com uma cobertura transparente e fresca.
Você vai perceber, durante o preparo, o aroma delicioso de frutas cítricas que sai do forno e paira no ar.
Dicas importantes quanto à escolha das frutas:
• Use laranjas mais ácidas como a Pêra ou menos cítricas como a Seleta ou Bahia. Não aconselho o uso da laranja Lima, pois é muito doce e não traz muito contraste ao sabor;
• As maçãs podem ser Fuji, Gala ou Verde. As importadas tem um sabor muito delicado e que não sobressai entre os outros ingredientes.
Café ou chá são ótimos para acompanhar o bolo.
Ingredientes
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 3 claras em neve e 3 gemas de ovos
- 1 xícara de leite
- 1/2 xícara de chá de óleo
- 1 xícara de flocos de milho Claramil (farinha de milho em flocos)
- 1 xícara de farinha de trigo peneirada
- 2 colheres de sopa de fermento em pó
- 2 maçãs com casca raladas na hora
- 2 laranjas sem casca cortadas em gomos e sem caroços
- Açúcar e manteiga para untar a forma.
Modo de Preparo
Unte uma forma de bolo, ou formas individuais, com manteiga e açúcar. Reserve. Bata as gemas com açúcar até ficarem esbranquiçadas. Junte o óleo e bata até incorporar. Sem parar de bater, adicione o leite, acrescente a farinha de milho e a farinha de trigo.
Com a massa homogênea, acrescente as maçãs raladas e o fermento. Por fim, acrescente suavemente as claras em neve.
Disponha os gomos de laranja no fundo da(s) forma(s) e despeje a massa. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus, por 40 a 50 minutos.
amei as receitas so que nao encontrei a receita do bolo de milho
Acho que a Stela vai publicar o "Bolo", "Pão" de milho apenas mais próximo do dia de São João, Lais, bem nos festejos da Festa Junina 😉
amei esta receita obg um abraço bem grande a todos os que fazem os trez coraçaes
Oi, Sandra. Que bom que está gostando das receitas publicadas pela Stela. Todas são elaboradas especialmente para o Mexido de Ideias. Agora quero ver você voltar aqui e contar que testou alguma para saber o que você achou. E lembre-se que neste mês de junho as receitas são todas voltadas para as festas juninas e dia dos namorados. Você vai gostar! 😉
ola..adorei a receita..uma duvida ,quando posso desenformar um bolo que leve frutas , quente ou quando frio.grata
Olá Liviany!
Sugerimos que você espere o bolo esfriar um pouco. Assim, você não corre riscos dele ficar despedaçado 😉
Bom bolo para você!
abraços.